O Rouxinol e o Jacaré

Certa vez um Rouxinol e um Jacaré discutiam na beira do lago, para descobrir qual deles era mais detentor de conhecimento.

_ Eu sei tudo a respeito das populações do campo _ disse o Rouxinol _ Pois, sou um grande leitor.

O Jacaré indignado retrucou:

_ Você só sabe o que os outros escreveram, mas eu além de um grande observador, conheço as histórias que passaram de geração em gerações contadas pela minha família e amigos.

_ Sei que os primeiros povos dos campos foram índios, e quando os portugueses chegaram ao Brasil, trouxeram consigo saberes e fazeres, que foram incorporados à nossa política social, econômica e cultura.

_ Hoje, em dia a população campesina se organiza de acordo com o relevo e o clima. As riquezas do campo estão distribuídas em agricultura e a pecuária.

_ Historicamente, a migração no Brasil está relacionada a pecuária, e a má distribuição de renda deu origem aos tangerinos e aos pecuaristas.

_ No campo existem vários povos, indígenas, castanheiros, seringueiros e ribeirinhos, conhecidos como os povos da floresta.

_ Existem também os caiçaras que surgiram no século XVI, no litoral, da mistura de índios e portugueses.

_ Os povos campesinos espalham suas tradições, vaquejadas, feira e festivais, e exposições, que mobilizam trabalhadores nos concursos de melhores produtividades.

_ Mas, as terras são concentradas nas mãos de poucos.

_ No entanto, a reforma agrária é uma possibilidade de solução para os conflitos fundiários.

_ Meu amigo, nós temos muito conhecimento sobre os campesinos. _ Disse o Rouxinol _ Vamos encerrar essa discussão.

_ Verdade, amigo!

E assim, se despediram felizes.

Rose Glécia
Enviado por Rose Glécia em 25/08/2016
Código do texto: T5740155
Classificação de conteúdo: seguro