Tauã

Certa vez há muito tempo numa aldeia a beira mar havia uma comunidade muito grande de nativos.

O garoto Tauã que ali morava era muito atlético e curioso, adorava subir em árvores e um dia quando estava no alto da maior árvore que existia ali, avistou ao longe um gigantesco monstro em alto mar, que se movia em direção a sua aldeia. Ele desceu rapidamente e foi avisar ao cacique. Mas, o mesmo não acreditou.

Dias depois quando muitos índios estavam a tomar banho no mar viram se aproximar aquelas embarcações, que até então não conheciam.

_ Eu não falei que seriamos devorados por grandes monstros do mar? _ disse Tauã.

_ Deixe de bobagem menino, são homens que estão descendo daqueles monstros e são cobertos. _ Proferiu um índio adulto que ali se encontrava.

Os recéns chegados invadiram aquele lugar, colocando um monte de tralha que os índios jamais haviam visto, falando uma língua que não dava para entender, tinham armas que matavam uns aos outros. Vendo aquilo os índios se assustaram.

Contudo, logo aqueles visitantes, que se denominavam portugueses, fingindo-se de amigos começaram a roubar suas árvores, e até suas terras, não satisfeitos, os portugueses ainda fizeram os índios de escravos e até os dias atuais os nativos lutam para ter de volta as suas terras.

Rose Glécia
Enviado por Rose Glécia em 25/08/2016
Código do texto: T5740157
Classificação de conteúdo: seguro