FÁBULA: O coelho egoísta

Certo coelho, após despertar de um pesadelo no qual as cenouras se esgotavam pela sua comilança excessiva, convocou uma reunião às pressas com todos os animais da floresta.

- Recebi um aviso dos céus! – proclamou o coelho – os alimentos da mata logo se acabarão.

- Mas estamos na primavera – rebateu a tartaruga.

- A tartaruga está certa! – cacarejaram as galinhas.

- Pois estou avisando a vocês – chiou o coelho – vamos nos unir e dividir os alimentos de maneira igual para todos. Não é justo que eu coma três cenouras e o asno paste o dia inteiro!

- Mas que baboseira é essa? – urrou o urso.

A serpente, se apropriando da situação, refletiu:

- O coelho tem toda razão! Já notei que a floresta está diferente; se foi um aviso, devemos respeitar, ou, então, morreremos de fome.

E assim, a bicharada decidiu, pelo voto da maioria, que todos deveriam dispor da mesma quantidade de comida. Enquanto a formiga e o rato se empanturravam, animais maiores, como o urso e o leão, ficavam cada dia mais fracos.

Em uma noite, enquanto o coelho se gabava do plano bem sucedido, a serpente o surpreendeu em sua toca:

- Desejas dizer algo antes de virar comida?

O coelho, inutilmente, gritou a quatro ventos clamando por ajuda.

A serpente, antes de abocanhá-lo, lembrou:

- Quem pensa que virá te salvar?

Moral da história: É preciso respeitar as diferenças de cada um.