(23/40) Comendo pêras

Depois do consentimento de Lolla para a compra da fazenda de plantação de pêras, Seu José tratou logo de providenciar a documentação, antes que o fazendeiro vizinho vendesse para outro. O interessante é que os domínios da fazenda estavam cada vez maiores.
       - Vocês já repararam que agora teremos três casas numa mesma fazenda?
       - Como assim três casas? - pergunta Alice para seu pai.
       - Com a compra da fazenda de pêras, serão três fazendas de um mesmo dono.
       - Pai, não se esqueça de que a “Amor-perfeito” e esta de pêras pertencem a Lolla.
       - Eu sei só que considero a Lolla como uma filhotinha.
       - Eu hein! Sua única filha sou eu.
       - Sem essa Alice, você sabe do que estou falando. Pretendo tirar as cercas que dividem as propriedades, o que vocês acham?
       - Eu concordo. - diz Lúcia, esposa de Seu José.
       - Enquanto Seu José e Seu Armando tratavam da compra e venda da fazenda das pereiras com seus advogados, Lúcia já vinha com um balaio de pêras fresquinhas para o almoço de comemoração dessa nova conquista. No cardápio, pernil assado com molho de pêra, salada de maionese com pêra ao invés de maçã, e para sobremesa, a novidade que Lúcia criou: “perada”.
       -Perada, mas o que é isso??!
       - Não tem goiabada, marmelada, figada? A minha é perada, de pêra!
       - Seu Armando se vira para Seu José e diz:
       - Agora entendo porque vocês quiseram tanto comprar a minha fazenda.
       - Mas é claro, eu tinha uma porção de idéias para as pêras. - vai falando Lúcia.
Óbvio que eles não iam dizer que o capim da fazenda em questão era riquíssimo em nutrientes por causa da adubagem natural das pêras, e, muito bom para o organismo das ovelhas.
No pasto, as ovelhas estavam agitadas, se moviam em círculos como baratas tontas, e no meio delas Rubenita berrando por Cida, sua filhotinha.
       - Cadê Cida? Vocês viram a Cida por aí? Não encontro essa bichinha. Ajudem-me a procurá-la. Ela sumiu. Meeeeé.
       - Vamos, temos de procurar nossa mascotinha. - lidera Lolla.
       - Será que ela caiu em algum buraco, será que ela morreu?
       - Vire essa boca pra lá.
       - Ei, não é a Cida que vem correndo da fazenda das pereiras?
       - É, é ela mesma.
       - Meeeeé! Mãe, pessoal, vocês nem imaginam o que eu vi!
       - Não quero saber, você não poderia sair de perto de mim, você ainda é uma filhotinha. - ralha Rubenita com a pequerrucha.
      - Mas, me deixa falar o que eu vi.
      - Cala boca!
      - Deixe-a falar Rubenita, que coisa! - interrompe Lolla.
      - ...... Eu estava ouvindo uns gritos estranhos e fui ver o que era. Vinha da fazenda das pereiras...
      - Deus, ela invadiu a outra fazenda!
      - Pôxa! Posso continuar?
      - É melhor você ir explicando tudinho.
      - ...eu vi um “passarão verde” que repetia tudo que ele ouvia. Ele até balia.
      - Balia, o que é balia?
      - É o som que faz as ovelhas. - responde Cida.
      - Estou gostando Cida, cada dia eu vejo que você está mais inteligente.
      - Obrigada tia Lolla.
      - Ora, ora, esse “passarão verde” que você está falando se chama papagaio. Quando estava vindo para esta fazenda, procurei me familiarizar das coisas daqui, e dizia o livro que li que este bicho imita canto, grito, risada, e tem uns malucos que lhe ensinam palavrões. - explica Rod Mel para as ovelhas.
      - Nossa Rod! Não sabia que você tinha se preocupado em conhecer as nossas coisas, isso é uma tremenda consideração. Obrigada. Todo mundo deveria aprender as culturas dos lugares que vão conhecer.
No dia seguinte, pela manhã, as ovelhas vêem no cocho uma porção de pêras.
      - Ué! Nós agora vamos comer pêras?
      - Fiquem sabendo que pêra é muito nutritiva, alimenta e emagrece. - explica Jocilei.
      - Se ela emagrece, só Lolô pode comer. - comenta Beto, o carneiro.
      - Eu prefiro uva. - diz uma ovelha.
      - Eu prefiro maçã! - diz outra.
      - Por enquanto é pêra, tá? - corta Jocilei - outra coisa, amanhã é dia de pesagem.
De tarde, Alice observa da janela de sua casa uma cena curiosa. Uma fila enorme de ovelhas. E cabeças que subiam e desciam. Intrigada com o fato foi ver de perto o que estava acontecendo. As ovelhas estavam se pesando, cada uma queria saber seu próprio peso para mais tarde reclamar se estavam emagrecendo ou engordando.
Ao ver Alice próxima à balança Lolla pergunta debochada:
        - QUER DAR UMA SUBIDINHA?!


Continua amanhã...