(39/40) Morto e enterrado

Binho todo empolgado com a façanha do osso sai à procura de novas escavações por conta própria, deixando Rodolfo e Cida preocupados porque o OVE quando foi criado tinha por lema a união, custasse o que custasse. E foi numa dessas investida que ele encontrou uma coisa insólita.
       - Gente! Achei mais uma coisa esquisita.
       - De novo, está com seu “achador” aberto? - pergunta Seu José.
       - Venham comigo. - todos seguem o cãozinho que sai correndo na frente.
Chegando ao local todos percebem que se trata de um animal enterrado. Jocilei escava com cuidado e vê que não tem corpo, é só a pele de um animal.
        - É o casaco da Lolla! - reconhece o Rod Mel.
Seu José pede que chame a Lolla, pois é a única que poderá reconhecer com certeza o seu casaco.
Chegando ao local Lolla fica estarrecida em ver as condições deploráveis que se encontra o seu casaco. Com a voz embargada pergunta a Seu José se há algum lugar em que possa reconstituir o casaco de pele de raposa. Seu José lhe dá resposta negativa:
        - Nada podemos fazer.
        - Seu José, eu gostaria de um favor. Que fosse emoldurado o que restou dele. Quero vê-lo na parede, já que não poderei mais usá-lo.
        - Isso pode ser feito, mata minha curiosidade, por que emoldurá-lo?
Em silêncio ela se retira do local.
Rod Mel toma a frente dizendo:
        - Muito bem, mas quem cometeu este delito, Seu José?
        - Não se preocupe o culpado sempre aparece.
Vô Tonho vai visitar a vó Zica.
        - Zica encontraram o casaco da Lolla.
        - Cê veio me vê?
        - Claro que vim ver você.
Ao ouvir isso, vó Zica muda de expressão e começa um diálogo que a muito não fazia.
        - Cês acharam, mas não sabem quem botou lá.
        - Fale o que você sabe?
        - Só com a Lolla.
Vô Tonho procura Lolla e diz que vó Zica sabe quem enterrou o casaco dela.
        - Vó Zica é maluca. Não vou perder meu tempo indo a colina falar com ela.


Ccontinua amanhã...