O Saci do tênis azul

Um dia eu vi um Saci, lá no sitio do meu tio.

Não era nem de noite e nem de dia. Era assim meio tardinha, quando o sol vai deitar e a lua vem chegando.

Atrás de uma moita bem verdinha, ele se escondia, mas o seu capuz vermelho aparecia.

Negrinho como me diziam, com olhos grandes e bem abertos e um sorriso de dar gosto. Olhou para mim e disse:

- Bonito o seu pisante.

-Pisante? Perguntei para o Saci.

-É, esse "coiso" branco listadinho que "ocê" tem nos pé. Veja só, eu tenho um pé só e mesmo assim vivo descalço. Falou-me risonho.

- Há! Você esta falando do meu tênis. Agora entendi.

- Deve ser maneiro correr, pular e chutar. Cê num tem um pra me dar?

- Sabe, vou te dizer uma coisa. Por acaso eu tenho um par aqui na minha mochila. Vou pegar para você. Que número você calça? Perguntei.

- Minha calça? Num ta vendo que eu uso bermuda. Falo o Saci.

- Não. Eu estou falando que número você calça, no pé. Entendeu?

- Calça no pé? No pé é sapato, chinelo, nunca vi calça no pé. Disse o saci dando uma boa gargalhada.

- Ta bom. Deixa pra lá. Vê se serve este tênis.

O saci pegou o tênis, olhou, cheirou e deu um pulo pra trás.

- Que pisante fedidinho, hein?? Parece o chulé do meu amigo Gambá. Ah!, Ah!, Ah!... Outra vez o saci deu aquela gargalhada debochada. Era brincadeira dele, o chulé não era tão forte assim. Todo saci é muito brincalhão.

Ele calçou o tênis, mas o pé errado. Ele só tem uma perna e era a perna direita. Já viu né, o tênis esquerdo no pé direito. Ficou meio torto, mas ele gostou mesmo assim.

- Que legal! Eu tenho uma perna direita com um pé esquerdo. Posso ficar com ele? Perguntou o saci pulando e chutando as pedrinhas da horta.

- Claro que pode saci. É todo seu. Mal acabei de falar e o saci sumiu com o meu tênis saltitando pra todo lado.

Se um dia aparecer um saci com um tênis azul na sua frente, não se assuste é o saci pererê do sitio do meu tio.

Wagner Denys
Enviado por Wagner Denys em 16/08/2007
Reeditado em 16/08/2007
Código do texto: T610700
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.