Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

CONVERSA DE DUAS SENHORAS

Duas senhoras, moradoras na casa da Língua Portuguesa, conversavam alegremente. Eram elas: D. Onomatopeia e D. Prosopopeia. D. Onomatopeia rindo alto, ah,ah,ah, falava de sua linhagem.
- Eu venho de uma família muito importante da Língua Portuguesa: a Figuras de Linguagem e pertenço à classe das Figuras de Palavras.
D. Prosopopeia disse sorrindo:
- Também pertenço a Figuras de Linguagem. Além de Prosopopeia, nome que eu adoro, sou conhecida como Personificação, Figura de Estilo ou de Retórica. Dou qualidade humana a objetos ou seres vivos.
Admirada com as qualidades de D. Prosopopeia, D. Onomatopeia disse:
- Tic-tac, você falou por duas horas e eu não ouvi o triiimmm do telefone nem o ding-dong da campainha. Até agora não vi você personificar nada.
- Você está no mundo da lua. Precisa prestar mais atenção ao que se passa ao seu redor.  Olhe aquelas flores dançando ao vento; o jardim olhando os pássaros; folhas bailando ao sabor do vento e a chuva cantando nos telhados.
- D. Prosopopeia, o meu coração está fazendo tum-tum-tum emocionado com tanta coisa bonita que disse. Fale mais porque acho que vou chorar, sniff sniff.
-Não chore, olhe para o sol sorrindo para nós, sorria amiga!
D. Onomatopeia enxugou os olhinhos e agradeceu as palavras de D. Prosopopeia.
- Obrigada, você é uma amiga de verdade. Não farei sniff sniff nem buaááá, vamos juntas ouvir o cri cri cri dos grilos no jardim.
Ficaram as duas senhoras conversando até a noite e chegar. D. Prosopopeia, suspirando, olhou para o céu e disse:
- Veja amiga, como a lua brilha feliz, sinta o beijo da brisa.
D. Onomatopeia, atenta, ouvia tudo até um cão, ao longe, com seu au au au. E assim terminou a história de duas amigas que vivem no mundo da linguagem.
- Entendeu menino? Deixe de blá- blá- blá e escreva!
 
02/12/17
(histórias que contava para o meu neto)
Maria Hilda de Jesus Alão
Enviado por Maria Hilda de Jesus Alão em 02/12/2017
Código do texto: T6188285
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Cite o nome do autor). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Maria Hilda de Jesus Alão
Santos - São Paulo - Brasil
857 textos (370777 leituras)
19 áudios (10715 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 14/12/17 03:01)
Maria Hilda de Jesus Alão