Episódio 9: O Creme “Envelhecedor”

Da série: Construtivando [nota 1]

(Pituquinha e suas estórias) [nota 2]

Episódio 9: O Creme “Envelhecedor”

Pituquinha e as suas amiguinhas estavam na sua casa numa festa do pijama, ou melhor, festa do pijaminha, como ela quis que a mãe chamasse o evento que durante 2 semanas insistiu tanto para que a Verena organizasse, até que conseguiu o seu beneplácito. A mãe, voluntariosa, fez vários tipos de suco, pois não queria que as meninas ficassem viciadas em refrigerante. Fez ainda, pipoca, empadinha 3 pingos, casadinho e brigadeiro. Em relação a este último doce, quando a mãe disse que ia ter na festa, os bolinhos de chocolate com cobertura de granulado, Pituquinha, sempre espirituosa, perguntou:

- Mas mamãe, você vai chamar aquele homem que tem a roupa cheia de medalhinha e que tem um avião engraçado?

A menininha estava se referindo a um Brigadeiro, posto mais alto da aeronáutica, no Brasil, cuja figura tinha visto numa revista especializada que o pai, Leonídio, mostrara a ela no dia anterior. Na foto da revista, aparecia o oficial ao lado de um caça da FAB, e uma legenda: “Brigadeiro em visita a uma instalação militar”.

A mãe não se aguentava e ria, dizendo:

- Pituquinha você tem cada uma!

A festinha foi uma algazarra só. Verena convidou, depois de passar pelo crivo da exigente e participativa menininha, as coleguinhas da escola: Tininha, Belinha, Catinha e Claudinha, estas companheiras de picula no pátio na hora do recreio (veja o episódio n° 3, “Último lugar”) e também Luluzinha e Maricotinha. Naturalmente só foram convidadas as amiguinhas mais próximas, cujos pais também faziam parte do círculo de amizade da família e moravam relativamente próximas. Pituquinha dizia ainda para a sua mãe que não podia mesmo vir nenhum menino, porque era o “clube da Luluzinha”, falava rindo para Verena apontando para a Luísa, ou carinhosamente, Luluzinha como se pode depreender. A mãe, que sempre comprava as brincadeiras da filhotinha ainda arrematou:

- Mas hoje vai ser o” Clube da Pituquinha”

A festinha correu solta até altas horas, na concepção que Verena deu a esta expressão: 10 horas no máximo, para não causar problemas com os vizinhos. Também seria desnecessário prorrogar tal horário, porque as pequenininhas de tanto dançarem a música da galinha, da porquinha, da ovelhinha, da cabrinha, da patinha, enfim de todas as “inhas” do reino animal, de tanto se divertirem com todas as brincadeiras possíveis e imagináveis que a sala da casa podia comportar e de tanto se lambuzarem com as guloseimas da mamãe (Verena, ainda preparou um bolo em forma de pijaminha com vários rostos de menininhas formados com a ajuda de jujubas e outras balinhas coloridas), elas finalmente se aquietaram. Mas engana-se quem pensa que as espoletinhas queriam dormir. Ainda faltava a famosa guerra dos travesseiros, indispensável nas festinhas deste tipo. Já devidamente instaladas no quarto da pequena anfitriã, elas se dividiram em dois grupos: do grupo vermelhinho, com pijaminhas com desenhos de morango, cereja, framboesa, faziam parte a Tininha, Belinha, Catinha e do grupo amarelinho com pijaminhas com desenhos de mamão, melão e banana, compunham Claudinha, Luluzinha e Maricotinha. Como eram 7, Pituquinha, a dona da festa, foi logo dizendo.

- Eu vou ser a juíza. Quem errar a “travesseirada”, vai levar uma “travesseirada” minha como, como, ... “mãããããe, como é aquela palavra que você usa pra mim quando eu faço coisa errada?”

Verena, na cozinha, diante da pia, lavando a louça da festinha, ouviu a pergunta que saia ao som do gritinho estridente da filha, e respondeu:

- É punição, Pituquinha, e é o que você vai levar se não falar mais baixo, falou a mãe.

- Então eu vou ser a juíza. Quem errar a travesseirada, vai levar uma punição, repetiu a menininha, para as coleguinhas, em tom mais baixo, é claro, após o piparote da mãe.

Depois de várias sessões bem e mal sucedidas de arremessos “travesseirais”, as meninas cansadas se preparavam para dormir, quando Pituquinha foi ver a mãe, que já estava em seu quarto, passando um creme hidratante nas pernas, pois tinha ficado de pé durante toda a noite, vigiando e servindo à turminha barulhenta.

- Mamãe obrigada pela fes.... O que é isso mamãe?

Perguntou a insaciável e sempre “ávida menina-candidata-a-conhecedora-de-coisas-novas” (Veja também esta frase no episódio n°7, “Chinês”).

Verena respondeu com a complacência habitual, desta vez imiscuída de um cansaço de fim de noite:

- É um creme rejuvenescedor, meu anjo.

- Ré o que mamãe? O que quer dizer isso?

- Rejuvenescedor, meu amor, é que o creme faz a pele da gente ter 15 anos, entendeu?

- Ah! Entendi.

- Você quer experimentar um pouquinho?

- Eu não mamãe, este creme para mim é “envelhecedor”

A mãe, muito cansada, não percebeu mais uma das “tiradinhas” da filha e acabou cedendo à curiosidade.

- Por que é envelhecedor para você Pituquinha?

- É porque se o creme faz a pele da gente ter 15 anos, pra mim que só tenho 5 anos, ele vai fazer minha pele envelhecer 10 anos

Notas:

[1] “Construtivando” é um neologismo derivado de Construtivismo: corrente de pensamento que ganhou projeção pela obra de Jean Piaget, a qual valorizava o processo de aquisição do conhecimento por intermédio da interação do homem com o meio, ou seja, pela percepção da realidade, em oposição aos modelos conceituais pré-concebidos.

[2] Pituquinha é uma menininha de 5 anos muito serelepe que adora aprender coisas novas e contar para a sua professora, “tia” Nubinha, e seus amiguinhos. De vez em quando, ela também faz umas perguntas engraçadas para a “pró”, seu pai, sua mãe, seu tio e com quem mais ela puder conversar

...................................................................................

<** CONVITE **>

Caro leitor, escritor ou não: Se você gostou deste texto ou se tem alguma ressalva sobre ele, é muito importante que VOCÊ COMENTE expressando a sua opinião. Talvez você não saiba, mas o seu comentário, seja um elogio ou uma crítica funciona como uma espécie de bússola, sinalizando se nós, poetas, contistas, frasistas, romancistas, pensadores, cronistas, enfim, operadores da literatura, estamos no caminho certo, no sentido de atingir o seu coração. Embora algumas vezes o nosso trabalho tenha um caráter mais intimista, muitas outras vezes nossos escritos são feitos PARA VOCÊ, QUERIDO LEITOR, pois é você que é a causa da nossa existência literária. Portanto, sem mais delongas, convido-lhes a comentar este e outros textos meus e de outros autores. Ficaremos muito felizes em "ouvi-lo" qualquer que seja o teor das suas palavras. Um grande abraço e obrigado pela acolhida.

.................................................................................................

© Leonardo do Eirado Silva Gonçalves

07 de junho de 2018

Leonardo do Eirado
Enviado por Leonardo do Eirado em 12/06/2018
Reeditado em 25/06/2018
Código do texto: T6361895
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.