Espelho, espelho meu! A história de Ana

HISTÓRIA SOBRE DIFERENÇAS!

Essa História trabalha a questão da autoestima da criança de uma forma bem tranquila e reflexiva. Todos que leram, amaram!!

Viajem comigo no mundo fantástico da imaginação!

Espelho, espelho meu!

A história de Ana

Todos os dias, Ana se olhava no espelho e pensava:

- Humm tem que existir um jeito para eu ficar bonita. Mas o que eu preciso fazer? Será que se eu mudar meus cabelos, alguém vai me achar linda?

A garota fica parader observando seu reflexo no espelho, desanimada da vida.

E era sempre assim. Todos os dias, Ana achava um defeito.

Quando não era o assunto de que não era tão bonita quanto gostaria, ficava intrigada porque não tinha a cor da pele da princesa do desenho que ela mais gostava.

As princesas mais bonitas eram branquinhas feito a neve. Assim, pensava Ana.

Mas, de onde ela tirou essa ideia?

Um certo dia, Ana sentou, em um banquinho, num parque da sua cidade e viu que tinha uma família que ela chamou, em pensamento de Família Colorida.

Observou que o pai era branco, a mulher dele era negra e os irmãos, diferentes um do outro. O garoto tinha a cor de chocolate, já a garota, um tom de pele mais claro que a do irmão. O menino e sua mãe tinham os cabelos crespos e a pele escura, já o pai e a menina tinham os cabelos lisos e a pele clara.

A menina dos cabelos lisos, fazendo carinho nos cabelos de sua mãe, falou:

- Mamãe, eu queria tanto ter o cabelo como o seu. Olha como ele é lindo e te deixa toda estilosa! Bem mais do que o meu que, qualquer vento que dá, embaraça todinho. Vamos trocar?

Mas sua mãe, toda carinhosa, falou olhando em seus olhos:

- Filha, quando estamos bem com a gente mesmo, se aceita do jeito que é e acha isso legal, a gente se torna uma pessoa super agradável e bonita. Quando eu era da sua idade, queria mudar meus cabelos para agradar as pessoas em minha volta, mas hoje em dia deixo-o ser livre e natural, porque foi com ele que nasci e cresci. Por isso então, que fiz do meu cabelo um grande amigo. E é por esta razão que ele é bonito desse jeito, que nem o daquela menina linda ali.

Ana olhou espantada e pensou em voz alta:

- Ela me chamou de linda!?

A mulher aproximou-se e disse:

- Sim, mocinha! Chamei sim, porque, simplesmente, você é linda!

Ana sorriu com timidez.

- Olha só, vou te ensinar umas palavrinhas mágicas, para quando você chegar em casa e se olhar diante do espelho, tá bom? Disse a mulher.

Ana fez um sinal de ok, balançando a cabeça.

A mulher falou:

Repita comigo:

- Espelho, espelho meu! Sei que no mundo existem muitas meninas lindas como eu! Agradeço por tudo, tudinho que a vida me deu. Todos os dias prometo ser feliz e realizar os sonhos meus.

Depois que Ana repetiu as palavrinhas mágicas, a mulher olhou para a filha e disse:

- Isso serve para você também, minha filha. Piscando o olho.

E todas, sentiram-se alegres com aquele momento especial.

O sonho de Ana foi realizado sem que ela precisasse mudar nada nela. Alguém a tinha achado linda de verdade.

Aliás, só uma coisa mudou: quando Ana se olhou no espelho novamente, sentiu que sempre foi linda do jeitinho que ela é. E, todos os dias, colocava um grande sorriso no rosto, pois sabia que o sorriso é uma das belezas mais bonitas que existe.

Foi aí que Ana sorriu para a vida e vida sorriu de volta.

Autora: Sheyla Bastos

Pedagoga

Universidade Federal da Bahia

Obrigada por ler minha pequena historinha.