Lia e as palavras

Lia estava inquieta além do normal naquela tarde. Rodou pra cá, pulou para lá, abria e fechava livros. Cacá a gata que estava deitada em sua cama, observava atentamente todos os passos da menina. Caca parecia querer adivinhar o que se passava, como não conseguiu esclarecer sua dúvida, virou de costas, abaixou a cabeça e foi dormir. Cacá era uma gata tigrada na cor Cinza, e tinha orgulho dos seus grandes bigodes brancos.

Lia olhou para Cacá, fez um carinho na gatinha que rosronou, agradecendo.

A menina puxou uma cadeira e subiu, esticou a ponta dos pés e conseguiu pegar oque queria tanto. Desceu da cadeira, sentou no tapete e começou a desfolhar o livro. Cacá sua gata, veio para perto de Lia, fez carinho em suas pernas e pluft,

pulou em cima do livro que Lia queria tanto ler e deitou. Acho que Cacá ficou com ciúmes de sua dona. Lia tirou Cacá de cima do livro e desfolhando suas páginas, ficou encantada com o mundo das palavras. Como é maravilhoso, pensou!!

Lia tem apenas cinco anos porém como toda menina nessa idade, está descobrindo o mundo das letras, que se juntam e formam palavras.

Como é mágico, pensou Lia desfolhando aquele livro que tinha tantas palavras.

Lia percebeu que elas começavam com as mesmas letras e parecia que havia uma sequência ou uma ordem, na arrumação desse livro. A pequena encantada com a grande descoberta, ficou muito tempo ali tentando desfrutar cada pedacinho daquele mundo feito de letras. Cacá chegou perto de Lia, e enroscou-se bem grudadinha com ela.

De repente....

Lia começou a se segurar em um tronco de árvore. Era um vento muito forte e se Lia não se segurasse, o vento a levaria direto para a máquina de triturar palavras. Coitada da Lia, não aguentou muito tempo e agora? Ela foi levada para a câmara da preguiça. Ufa! O susto foi grande porque poderia ter sido pior. Quando lia se levantou, viu um monte de letras amontoadas brigando entre si. Umas resmungavam, sai de cima. Outras reclamavam eu não faço parte dessa palavra. A letra "S" parecia bem zangada. A letra "R" tinha luvas de boxe e dizia que ia socar alguém. Mas havia também pedacinhos de palavras murmurando demais: o pedacinho "BA", reclamava com o pedacinho "DA". O JA murmurava com o GA. Lia deu um grito bem forte, ordenando que todos se calassem e perguntou porque brigavam tanto.A letra "C" que tinha uma coroa na cabeça explicou que as crianças com preguiça, trocavam as letras na hora de estudar. Só que cada letra tem o seu lugar. Lia escutou atentamente cada reclamação, e foi colocando as letras em seu devido lugar, mas uma chamou mais sua atenção, o pedacinho LhA e o LIA.

A menina percebeu que MARILHA não se escreve com LHA, se escreve MARILIA

Lia descobriu que Famílha não se escreve com LHA, se escreve FAMÍLIA. Ela ficou boquiaberta e repetia: Lia, FAMÍLIA, MARILIA.

A palavra alívio veio cumprimentar Lia, por ajudar a organizar as letras no lugar.

E acabar com toda aquela discussão.

Lia agradeceu a oportunidade de ajudar e disse que aprendeu muitas coisas também.

Um livro veio e lhe deu a mão, levando-se para a saída. Lia já estava indo embora, quando voltou e perguntou seu nome e ele respondeu: Dicionário.

Adeus disse Lia. Adeus..

MIAU! Foi o que Lia ouviu quando abriu os olhos, Cacá? Cadê as letras e o livro? Cadê o dicionário?

Lia ao olhar para o lado percebeu que o livro do sonho era o mesmo que ela estava lendo, antes de pegar no sono.

Apertou o livro em seu peito e disse:

-Dicionario, esse é o seu nome.

Vem Cacá, vamos contar para a mamãe nossas aventuras.

Cacá rosronou e foi atrás de Lia.

Criswatson
Enviado por Criswatson em 25/09/2018
Código do texto: T6459621
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.