A CORUJINHA E A SABEDORIA

A corujinha ficava o dia todo esperando para ouvir seu avô falar à noite. Reunia a família, os amigos e outros bichos da floresta que quisessem ouvir o que sabia sobre a vida. E, sempre ao redor de sua árvore, ficava lotado de animais de todas as espécies. Conviviam, nesse momento, na mais perfeita harmonia só para aprender sobre tudo o que não sabiam ou que nunca tinham visto. A nossa querida corujinha orgulhava-se de seu avô e sonhava que um dia seria ela a estar ali ensinando. Mas, um dia amanheceu triste e ninguém conseguia descobrir o que tinha acontecido... Chamaram o avô...Ele sim saberia dizer o que havia com ela. Ele sentou-se ao seu lado e ficou olhando para ela, que assim tão jururu ficava mais miudinha ainda. Encarou-a bem no fundo dos olhos. Soube então o que estava acontecendo.

- Minha querida neta não se preocupe com o futuro você tem muito tempo para chegar lá!

- Mas, vovô, como poderei ser sábia e orientar tantos animais se não tenho a sua sabedoria? – Lágrimas sentidas escorreram de seus olhinhos.

- Simples de resolver, você vai crescer, desenvolver, voar pelos lugares, observar, conhecer as árvores, as águas, as flores, os outros animais, vai respeitar suas vidas e aprender com eles. Isso, com o tempo irá transformar-se em Sabedoria!

- Mas, quando saberei que estou pronta?

- Quando sentir pulsar em seu peito o respeito por todas as criaturas, o desejo de ajudá-las a viver melhor na floresta e com os outros animais, o sentimento de fazer o Bem. Aí, saberá! E, dará palestras tão famosas quanto as minhas!

- Nunca saberei tanto!

- Saberá sim, é só deixar o tempo passar, crescer e transformar-se na mais linda e sábia coruja que já foi vista.

Assim a voltou a sorrir nossa corujinha e a escutar seu avô, pois sabia, que só o tempo traz a Sabedoria.