Volta ao Mundo com Judith (XLII)

Ilha de São Jorge...faz parte de um grupo de quatro, denominadas as ilhas Pribilof, assim denominadas em homenagem ao seu descobridor, o navegante russo Gavriil Pribilof, em 1786. Situam-se ao norte do cordão insular das Aleutas, que saem do extremo ocidente do Alaska na direção da península extremo oriental da Rússia, Kamchatka.

São Jorge tem 90 km2 e 128 habitantes, descendentes de autóctones. Curiosamente em seu formato, a ilha faz lembrar uma vaca-marinha (sea cow) que habitava suas águas e que, por sua mansidão, foi impiedosamente caçada até a e extinção.

Uma preciosa descrição desse animal marinho foi feita por Georg Wilhelm Steller e seus marujos, caçadores marinhos. Embora de rude e disforme aparência, a seacow foi descrita como a corporificação de uma sereia...cauda bifurcada e, imaginem senhores navegantes, seios, sim seios de uma ...sereia...ou de outra ordem seriam...? E o acasalamento desses animais, Steller testemunhou, fazia-se na mais perfeita réplica do papai-mamãe...

Por meu turno, e quiçá pelo vosso, imagino o que seria para esses lobos do mar na plenitude de suas energias, privados da companhia de suas musas por meses e meses a fio e a frio, a sonhar com sereias...

Desconhece-se contudo a eventual fertilidade desses embates amorosos...

E a lembrança das seacows está presente em ossadas esparsas que pela ilha são raramente encontradas, para o júbilo dos arqueólogos...

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 24/04/2020
Reeditado em 30/04/2020
Código do texto: T6927633
Classificação de conteúdo: seguro