A FORMIGA QUE GOSTAVA DE CARRINHOS

Ritinha era uma jovem formiga muito curiosa que vivia com suas dez mil, novecentos e quarenta e duas irmãs em uma formigueiro muito confortável, bem debaixo do jardim do prédio onde morava Trelipe, um menino estudioso e comportado que gostava muito de dinossauros e pouca atenção prestava a formigas.

O formigueiro era muito organizado e cada formiguinha tinha o dia ocupado com muitas tarefas. A rainha das formigas cuidava para que sempre houvesse muita comida armazenada para os dias de inverno quando era muito difícil sair do formigueiro em busca de alimentos. Dessa forma, Ritinha tinha muito pouco tempo para brincar com seus primos que moravam em outro formigueiro ali perto.

Em um desses dias de muito trabalho, já cansada e pronta para voltar para casa com um enorme grão de açúcar, Ritinha se depara com uma grande quantidade de carrinhos de brinquedo espalhados pelo quarto, pela sala e por todas as peças do apartamento de Trelipe.

Como sempre desejara ter um desses brinquedos, largou o grão de açúcar e , com muita dificuldade, conseguiu levantar um carrinho e levar em direção ao formigueiro. Antes de entrar, para não chamar muito a atenção das outras formigas, juntou uma enorme folha onde colocou o carrinho até chegar ao seu alojamento no formigueiro.

Encantada com o brinquedo e animada com a facilidade que tivera para consegui-lo, Ritinha resolveu voltar ao apartamento e buscar um novo carrinho. E assim continuou a fazer por muitos dias seguidos.

Quando a maioria dos carrinhos já tinha sumido do apartamento é que Trelipe se deu conta de que alguma coisa de errado estava acontecendo. A mãe de Trelipe que sempre reclamava dos brinquedos espalhados pela casa resolveu deixar uma filmadora ligada no apartamento durante o dia quando ela e o pai iam para o escritório e Trelipe para a escola. Dessa forma, quando voltaram para casa puderam ver no filme a formiguinha levando um dos carrinhos que ainda restavam no quarto de Trelipe.

Nessa mesma noite, por coincidência, a formiga rainha descobriu a enorme quantidade de carrinhos levados por Ritinha e ordenou que fossem devolvidos imediatamente ao seu dono, não sem antes lembrar que ninguém pode se apossar do que não lhe pertence e como castigo ela ficaria sem assistir TV por uma semana (logo ela que adorava o desenho da Formiga Atômica e também os documentários da TV Animal).

Como Trelipe e sua mãe resolveram filmar o apartamento por mais um dia puderam ver a enorme quantidade de formiguinhas trazendo carrinhos e soltando por todas as peças do apartamento. Trelipe, muito contente com a volta de seus brinquedos, resolveu, a partir desse dia não deixá-los mais espalhados pelo chão e começou a se interessar também pela vida das formigas, descobrindo que elas são muito trabalhadoras, fortes e organizadas.

(para meu neto Felipe que é muito organizado e cuidadoso com seus brinquedos, ao contrário do Trelipe da história) - republicado