BRINCADEIRAS DE ANTIGAMENTE

Tive-os em abundância.

Criança sapeca, não via obstáculos para minhas traquinagens.

Subia em árvores, nadava em rios, jogava futebol, colecionava figurinhas,

jogava bafo, jogava pião, e atrevido até, era campeão nos jogos de bolinhas de gude, onde quem mais acertava o alvo, mais bolinhas ganhava.

Jogava bibioque, onde se exigia destrezas para acertar um buraco no lado

de baixo de uma bola de madeira.

Nas loucuras da molecada, pneus eram enchidos com ar para depois ladeira abaixo corriam atrás até que num rio de águas claras, todos se jogavam e na corredeira suave, iam descendo até que num remanso as brincadeiras aconteciam, se mergulhando, jogando barros tirados do barranco e as roupas sujas eram depois lavadas pelas mães, que repreendiam as maluquices que seus filhos faziam.

O estilingue proporcionava as adrenalinas, nas guerrinhas que se faziam com mamonas, e quem recebia o artefato, éra eliminado e ia embora, muitas vezes com manchas nas roupas que dificilmente saíam.

As peladas de futebol eram em campos de terra batida e numa loucura total, todos disputavam a bola de capotão que se enchia de ar e depois amarradas para não murcharem e se numa disputa se ralava a canela ou se machucava os dedões, a salmoura era o remédio que mães preocupadas curavam as feridas, repreendendo o filho moleque.

Nossos heróis estavam nos gibis que eram devorados por leitores ávidos pelas aventuras, e o Capitão América, O homem Aranha, Batman e Robin, Supermen, e nas florestas, Tarzã e sua companheira Jane, com a macaquinha Chita pulando de galho em galho. Tarzã éra um dos preferidos da molecada, pois se pendurava nos cipós e se jogava nos ares, para ir de árvore em árvore, até que soltava seu grito de guerra que era ouvido por todos os animais.

Nas escolas as crianças tinham um dever cívico que hoje não se pratica, de cantar o Hino Nacional antes do começo das aulas, com as mãos postas do lado esquerdo do peito e todos em pé, olhando a Bandeira Nacional e os professores eram recebidos com educação, todos se levantando de suas cadeiras, até que eram autorizados à se sentarem para se inciar as aulas. Saiam alfabetizados na conclusão dos cursos primários, pois eram afeitos à leitura, ao lerem os gibis e isso servia de prática para seus aprendizados.

Colecionavam figurinhas de seus heróis e depois se divertiam com jogos de bafos, onde quem era mais esperto, mais figurinhas ganhavam.

As meninas, meigas e comportadas, tinham um diferencial nas brincadeiras, como amarelinhas, pula corda, passa anel, jogos de peteca, pula corda, mata mata com bolas de meias e suas canções entoavam com muita graça, como Se essa Rua fosse Minha e O Cravo e a Rosa e depois, chamadas pelas mães, iam obedientes para suas casas.

Brincadeiras arcaícas, talvez sem graça para as gerações de hoje, acostumadas à tecnologias novas, como internet, onde através de um celular, têm acesso à muitas informações, se comunicam através de facebook, watshaap, instagran e pelo computador, por emails para transmitirem e receberem conhecimentos.

Se ocupam muito com essas tecnologias que lhes abrem perspectivas de conhecimentos para suas vidas futuras, mas que se não bem utilizadas, principalmente internet, sombrias figuras do outro lado podem lhes captar para ações perigosas e que pais muitas vezes ausentes, permitem terem acesso e principalmente vícios das drogas são degradações do perfil principalmente de adolescentes e jovens.

Nas Escolas não se ocupam em aprendizados para lhes abrirem perspectivas de ingressarem no mercado de trabalho ou prestarem concursos em Faculdades, pois muitas vezes saem quase que analfabetos, além do desrespeito que tem com seus professores, alicerces seguros que deviam seguir para terem êxitos em conquistas futuras. As distrações muito diferentes das de antigamente, pois combinam artes, jogos, músicas que são bons aprendizados, com outras combinações perigosas, e os vícios estão sempre à espreita.

Eu vivi os tempos antigos, arcáicos, mas que me satisfaziam pois não tinham objetivos de maldades e nem de falta de respeito principalmente com as pessoas mais idosas, os próprios pais e os professores.

Jairo Valio

03-10-2020