O PEQUENO PROFETA

Havia na cidade um pequeno menino que muito cedo começou a falar e logo lá estava ele pelas ruas da cidade falando com todos os que por ele passava

As pessoas achavam graça no que ele dizia, alguns até lhe mandavam ir para casa. Mais o pequeno continuava a falar.

Um dia, uma senhora que não entendia o porquê daquele garotinho estar falando tudo o que falava, se aproxima dele e lhe pergunta.

—Menino, porque você fica falando essas coisas?

—Digo isso porque é verdade. Diz o menino.

—Quem te falou que as flores e as árvores vão se acabar se ninguém cuidar delas, e que as águas dos rios vão diminuir com o desmatamento? Perguntou a senhora.

O menino nada mais falou; pediu licença; se levantou e continuou a gritar pelas ruas.

Parem com a destruição, não queimem as florestas, não matem os animais.

O tempo passou e ninguém dava ouvido ao que o menino falava, quando ele aparecia, ninguém mais se importava.

Até que sem que percebessem o garotinho não mais apareceu, na verdade ele nunca mais foi visto naquela cidade.

O tempo foi passando e a população continuava levando suas vidas normalmente.

Até que um dia um grande incêndio tomou conta de toda a floresta, muitos animais foram desaparecendo, as águas dos rios foi diminuindo.

Não havia mais peixes neles, o gado ficou sem pasto, todos estavam preocupados com aquela situação, e foi aí que se lembraram das palavras do menino; ele dizia que, se não cuidassem da natureza, que ela iria sofrer muitos danos e que todos iam chorar por isso.

A população não sabia mais o que fazer, souberam destruir, mais não aprenderam a cuidar e reconstruir o que destruíram.

Então em um dia triste pela manhã, uma voz é ouvida nas ruas da cidade.

Era um rapaz magro, que dizia, vocês pobres seres, que agora sofrem por conta do seus próprios erros; venham, ouçam o que tenho a dizer.

Reparem o que fizeram de errado. plante outra vez as árvores que por vocês foram queimadas; devolvam para a floresta tudo o que dela vocês tiraram.

E assim ele falou por vários dias nas ruas da cidade.

Façam o que digo. Cuidem da natureza.

Mais ninguém dava ouvido ao rapaz , até que um dia aquela mesma senhora que antes de tudo acontecer, e que a tempos atrás havia falado com o menino, se aproxima dele e lhe faz uma pergunta.

–Você é aquele menino que vivia falando que deveríamos cuidar das flores, das árvores e dos animais?

Ele responde que Sim.

A senhora então reúne muitos em volta do rapaz e revela a todos quem ele é.

Naquele momento as pessoas perceberam o quanto eles erraram por não terem ouvido aquele pequeno menino, e assim começaram a fazer o que o rapaz pedia para ser feito.

Replantaram as florestas e começaram a cuidar bem da natureza.

E assim, tudo voltou ao normal.

Resumo da história.

As vezes fechamos os olhos para o que é certo, não ouvimos as pessoas e acabamos por tomar atitudes erradas que acabam prejudicando os outros.

Nesse caso, por não ouvir o menino e por terem feito tudo errado, os moradores daquela cidade quase deu fim a toda atureza e o que ela criou.

As águas dos rios secaram, os peixes sumiram e o gado emagreceu por falta de pasto.

Essa história deve servir de exemplo, não apenas no que se refere o texto. Mais também no nosso dia a dia.

Devemos ouvir as pessoas antes de fazer as coisas. Pois uma atitude errada pode não só nos prejudicar, mais pode afetar a vida de muita gente.

Pensem nisso.

Igor Rodrigues Santos

Poeta Igor Rodrigues Santos
Enviado por Poeta Igor Rodrigues Santos em 28/06/2021
Código do texto: T7288521
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.