Vulnerabilidades estudantis: diálogo e ajuda centrada no caso

Conversando sobre saúde mental e emocional na escola.

vários itens: bullying escolar, frustração, medo, emoções etc.

https://neuroconecte.com.br/ftp/ebook_CSM.pdf

___________

https://www.recantodasletras.com.br/infantil/7327690

Opção radical pelos alunos com vulnerabilidade,

sem descurar dos outros

J B Pereira

Há muitas formas de identificar os alunos com vulnerabilidades. Primeiro, o silencio dele em sala de aula. Timidez incontida ou olhar abatido, talvez. Segundo, a sua agitação e fala agressiva e marcadamente com excesso de sensualidade e termos chulos e desbocado com os outros colegas, talvez. Mas podemos em tudo errar nosso diagnóstico, contudo só o diálogo e a confiança e acesso aos familiares ou conhecidos podem nos revelar o verdadeiro sentido do comportamento de tais alunos. Assim, o aluno, com nosso respeito e ética, nos revelam suas dores e sofrências. O mundo em que está inserido e como está vivendo a existência tão carregada de gemidos e carências, demandas e opressão. O remédio será o consenso entre os professor com a direção e o apoio de quem pode ajudar, jamais atrapalhar. Penso que estes alunos nos necessitam de apoio e amigos, colegas e oportunistas já são muitos. O manter o caso em sigilo e encaminhamento oportuno com quem pode ajudar é o melhor caminho para ajudar quem precisa.

Meu texto acima disponibilizado em:

https://avaefape2.educacao.sp.gov.br/mod/assign/view.php?id=5471&action=view

_______________

Como contextualizar vínculos entre o plano de ação a favor do deficiente e a sala especial e a sala de aula

J B PEREIRA

24/08/2021

Penso que cada escola junto com o seu professor de sala especial em diálogo pode ajudar os estudantes especiais. Primeiro, identificando-os em seus casos específicos. Depois, procedendo didática encontros e aulas diferenciadas aos mesmos em cada turma onde os encontrar. Assim, o estudante, o apoio e assistência dos professores de sala especial e o titular da matéria escolar, com relato da família e dos profissionais que encaminharam o diagnóstico do aluno podem nos ajudar nesta delicada ação e atitude de interagir com tais estudantes e entender seus processo de interação social e escolar. Cada professor pode fazer um plano de ensino ou ação para cada estudante contemplado em sua especificidade no contexto do ensino escolar levando em conta sua deficiência. Vamos assumir mais esta ação docente de valor inestimável. Opção radical a favor deles, sem descuidar dos outros. Todos por uma educação inclusiva, sim.

TEXTO ACIMA disponibilizado em:

https://avaefape2.educacao.sp.gov.br/mod/forum/view.php?id=6062

https://avaefape2.educacao.sp.gov.br/mod/forum/view.php?f=234&group=8870

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 24/08/2021
Reeditado em 24/08/2021
Código do texto: T7327690
Classificação de conteúdo: seguro