O coelho na lua

Naquele tempo, vivia na terra um macaco, um coelho e uma raposa. Os três animais eram muitos felizes e viviam uma grande amizade, apesar de cada um ter o seu próprio modo de ser. Faziam tudo junto, brincavam alegremente. Passavam todo dia juntos. E juravam que seriam amigos eternamente.

Num belo dia, um deus todo poderoso, ficou sabendo dessa grande amizade entre os animais e decidiu testar aquela amizade. Se eles fossem realmente leais um com os outros, esta amizade seria recompensada.

Chegando à terra, apresentou-se aos três amigos fingindo ser um velho pobre e faminto. A raposa e o macaco, esperando uma recompensa, começaram a colher frutas e legumes para alimentá-lo, mas o coelho continuou a brincar despreocupado, porque essa era sua natureza.

Então o macaco e a raposa disseram a ele para pegar alguns galhos para eles e fazer uma fogueira. Ele os satisfez e seus amigos a empurraram sobre o fogo e a serviram ao velho faminto que, horrorizado com aquela traição, pensou que o único que era verdadeiramente leal entre os três havia sido o coelho e, como recompensa, o fez subir ao palácio da lua onde a vida lhe foi dada novamente e ele se tornou eterno.

Se numa noite de lua cheia, olharmos bem para a ela, poderemos ver um coelho brincando.

(tradução livre de uma fábula italiana)

José Marcos Ramos
Enviado por José Marcos Ramos em 19/03/2022
Código do texto: T7475946
Classificação de conteúdo: seguro