(Imagem ilustrativa - google)

 

 

A boneca de Elisa

 

 

Elisa é uma menina linda e educada, ela tem sete anos.

Seu maior sonho é ser escritora de histórias com final feliz.

Ela mora com o pai, José, a mãe Luiza e uma irmã caçula de dois anos, a pequena Alice.

Sua mãe sempre á leva para visitar a avó Mariana, uma senhora gentil que passa os dias costurando retalhos e fazendo tapetes para vender.

Sua titia Raquel, aproveita a visita para por as conversas em dia, enquanto dá a família o presente, que é saborear as delicias que ela prepara com carinho.

Numa dessas visitas a casa da vovó, Elisa foi surpreendida ao ganhar uma boneca de pano.

A Avó, disse que não era uma boneca qualquer, era uma boneca feita com muito amor, que como ela, não teria outra.

Elisa voltou para casa muito feliz, prometendo para si mesmo, ter zelo pelo presente.

Depois de muito apertar, beijar e cheirar sua boneca, deu um nome para ela, a boneca vai se chamar Júlia.

 

 

No dia seguinte, Elisa não resistiu a alegria de ter uma boneca única só para ela, e foi mostrar para as amiguinhas da rua.

Todas queriam segurar a boneca um pouco, e Elisa deixou, recomendando cuidado.

Mas uma amiguinha, disse com inveja, que a boneca não era assim tão especial, que poderia pedir ao pai para comprar uma igual para ela.

Elisa ficou triste com o desprezo da amiga em relação ao seu presente, então resolveu ir embora guardar sua boneca Júlia.

 

 

Enquanto Elisa caminhava pela calçada, um menino que brincava na rua, veio e puxou a boneca da mão de Elisa.

As crianças reuniram em volta, umas dando risadas da situação triste.

Elisa implorou para o menino devolver sua boneca Júlia, mas o menino saiu correndo, e logo ali na esquina arrancou uma das pernas da boneca e jogou no quintal de alguém. Mas graças a Deus. Elisa não viu o que ele fez.

O menino não conseguiu destruir toda a boneca, mas jogou o que sobrou da boneca bem longe dali.

 

Elisa voltou para casa em prantos, muito triste mesmo, pois se culpava por não ter cuidado de sua boneca Júlia.

A mãe tentou consolar filha, dizendo que iria procurar pela boneca. Assim ela fez por horas, mas nada de encontrar a boneca.

 

No dia seguinte Elisa sentou-se na calçada de sua casa, estava só olhando os outros meninos brincar.

Sua mãe sentindo muita pena da menina, deu-lhe algumas moedas e falou para ela ir comprar um sorvete, Elisa amava sorvetes.

 

 

Elisa foi até a sorveteria, e quando chegou ali, ela viu uma menina com uma boneca igual a sua. Então se aproximou e teve certeza de que era a sua boneca Júlia.

Com o coração batendo forte, ela disse para a menina que a boneca era dela.

_Essa boneca é minha, onde você a achou?

_Meu irmão me deu, ele a encontrou perdida, agora é minha.

_Por favor, devolva ela, ela é muito especial para mim, foi minha vovó Mariana que a fez.

_Não é nada! Tem muitas bonecas de pano no mundo. Como sabe que essa é sua?

_Eu a reconheço, foi feita com retalhos especiais.

_ Mas essa boneca só tem uma perna, a sua também faltava uma perna?

_ Não! A minha era perfeita, mas podem ter estragado ela, arrancando uma perna, só de maldade.

_Não devolvo, ela é minha, s sua tem duas pernas, como você mesmo disse.

 

 

Elisa respirou profundo e com lágrimas nos olhos, pensou ter perdido para sempre sua boneca Júlia.

Mas ela lembrou de algo que a vovó Mariana lhe disse:

_Sabe Elisa, os retalhos da roupa de sua boneca são especiais. A saia é um retalho de um lençol que fiz quando você nasceu, e as rendas, são retalhos do vestido de noiva de sua mãe.

Essa boneca, leva um pouco de história e muito amor.

 

 

Elisa então contou para a menina sobre esses detalhes, a menina abraçou ainda mais a boneca Júlia.

Depois de um tempo, a menina, olhou para a Júlia em silencio, e em um entendimento de almas boas, a menina entregou a boneca Júlia para a dona verdadeira.

Elisa abraçou a menina e disse que poderia pedir para a vovó Mariana fazer uma boneca, com outros retalhos para ela.

 

 

Quando Elisa voltou com a boneca para casa, encontrou sua mãe segurando a perna que faltava. A vizinha encontrou num canteiro de verduras em seu quintal, como sabia da procura pela boneca, entregou para a mãe de Eliza.

 

A Vovó Mariana fez sim uma boneca de pano para a outra menina, e fez muitas outras para vender na feira. Agora todos queriam uma boneca de pano como a de Elisa.

Mas a boneca de Elisa, tinha muito amor envolvido.

 

Final feliz!

Não vale à pena ficar com o que não te pertence, essa história nos ensina sobre amor, honestidade e justiça.

 

 

 

 

Simplesmente Sys
Enviado por Simplesmente Sys em 08/06/2022
Código do texto: T7533556
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.