BETINHO E LUÍSA, OS EXPLORADORES NO MUNDO DA FÍSICA - EMPURREI MEU CARRINHO E ELE NÃO PAROU

01

Luísa está na rua, acompanhando sua mãe, que teve que ir ao supermercado fazer compras.

Luísa aproveita para fazer caminhada, tomar um pouco de vitamina D, com aquele sol da manhã.

Distraída na rua, vê de longe, no parque da pracinha do bairro, um rosto que parecer ser familiar.

02

Ela pede licença à mãe e vai lá matar sua curiosidade.

- Não pode ser, só vendo para acreditar – disse em voz alta para si mesma.

Apressa o passo e vê Betinho com outro garoto, da sua idade, fazendo algo que ela jamais imaginou que veria.

- Que surpresa, sr. Roberto! Não imaginei que te veria brincando de carrinho – zomba Luísa, caindo na gargalhada.

03

Betinho fica bastante sem graça. Fica vermelho e demora a se recuperar do susto.

- Oi Luísa, que surpresa! – diz, rindo, sem graça.

- Belo carrinho, hein? – provoca Luísa, para deixa-lo ainda mais constrangido.

- Pois é, este é o Mateus, meu primo. Os carrinhos são dele – justifica Betinho.

04

Luísa, para gerar ainda mais desconforto, continua falando:

- Mas brincar de carrinho é bom, é coisa de criança e você, querendo ou não, ainda é criança.

- Você também, Luísa, somos da mesma idade – responde Betinho.

- Sim, mas sou já uma mocinha – diz, rindo da situação.

05

Luísa alivia um pouco o tom das provocações e começa a ver de perto os carrinhos. São réplicas de carros de corrida. O de Betinho é uma McLaren. O do primo dele, o Mateus, é uma Ferrari. Há ainda mais dois carrinhos que estão lá ociosos, um Mercedez e uma Williams. Todos muito lindos.

Luísa pega o carrinho da Mercedez e começa a brincar com ele.

06

- Menina também brinca de carrinho? Cadê suas bonecas da Barbie? – zomba Betinho.

- Menina brinca do que quiser, Betinho – diz ela, confiante e empoderada.

Luísa percebe que os pneus dos carrinhos são de borracha e funcionam bem. Ela move o carrinho e ele vai sozinho, para longe.

07

De repente, os olhos de Luísa brilham. Ela fica eufórica:

- Betinho, Betinho, acho que tive mais uma das minhas brilhantes ideias!

- Claro que teve – fala, com ironia, Betinho.

- Não vai perguntar qual a minha ideia brilhante? – questiona Luísa.

- Diz aí, mulher das ideias – brinca Betinho.

08

Os três caem na gargalhada. Betinho e Luísa se dão bem, mas estão sempre zombando um do outro, principalmente Luísa, com seu humor bastante afiado.

Luísa pega um carrinho e faz o movimento de acelera-lo. Ele desliza pelo chão uns dois metros até parar.

- Entendeu, Betinho? – questiona ela.

09

Betinho entende que tem a ver com Física, mas ainda não sabe exatamente o que ela está sugerindo.

- Explique direitinho. Sei que tem a ver com ciência, com Física, mas o que exatamente?

- Simples: estamos falando da segunda lei de Newton, que é a aceleração obtida por algo por causa de alguma força exercida sobre ele. Vamos falar de inércia, Betinho.

10

Betinho se entusiasma e começa a ter boas ideias para a pesquisa:

- E podemos fazer agora o material, usando os carrinhos de corrida como ilustração. É bom que temos um convidado, o Mateus. O vídeo fica mais rico!

- Não entendo nada de ciência – responde Mateus.

11

Luísa solta uma gargalhada e começa a fazer suas piadas:

- Então dá certo, o Betinho também não entende nada.

- Olha quem fala! Não dê bola para ela, Mateus. Saiba que está diante do cientista que vai ganhar o Prêmio Nobel de Física um dia e encher o Brasil de orgulho – diz Betinho, meio brincando meio falando sério.

12

- E eu achei que a gente só iria brincar, como qualquer criança – diz Mateus, rindo da situação, mas interessado em participar do vídeo.

- Vamos fazer melhor que isso, Mateus. Vamos fazer ciência e nos divertindo com isso, que acha? – responde Betinho.

Mateus faz um sinal com a mão aberta, para tocar na mão de Betinho e Luísa, algo como “toca aqui”.

13

Após o entusiasmo de todos, Luísa sugere que precisam pesquisar antes, para fazer o vídeo direitinho, sem erros.

- Não quero ser a estraga prazeres, mas antes da brincadeira, precisamos pesquisar um pouco, Betinho, para fazermos o vídeo caprichado.

- Concordo, podemos pesquisar no celular. Meia hora a gente consegue – responde Betinho.

14

Luísa concorda:

- É o tempo que preciso para voltar ao supermercado, encontrar minha mãe e avisar a ela que vou trabalhar no projeto de Física com vocês. Até agorinha – diz, Luísa, se despedindo deles.

- Vai lá, mas não demora. E vai pesquisando no caminho – sugere Betinho.

15

Meia hora depois, Luísa está de volta e bastante eufórica e ansiosa.

- Estou pronta, já li bastante e tenho umas ideias boas aqui, vamos arrasar logo! – diz Luísa, com sua animação ligada na tomada.

Betinho e Mateus estão sentados no banquinho do playground da praça, mais calmos.

16

Betinho se levanta e começa a desfilar o seu conhecimento, para impressionar Mateus e Luísa:

- Temos que começar explicando o que é inércia, o que é esse conceito dentro da Física. Então a gente diz, com palavras mais simples, que a inércia é a tendência natural que um objeto, como este carrinho, tem de resistir a alterações do seu estado original, ou seja, se está parado ou em movimento. Certo?

17

Luísa começa a bater palmas de forma irônica, meio de zombaria, mas Betinho entende como elogio.

- Obrigado, obrigado, é bom ter o reconhecimento dos fãs – brinca Betinho.

Luísa ri e, não deixa barato:

- Na verdade, era só um incentivo para você não desanimar.

18

- Além de falar sobre o movimento que o carro sai, deixando o estado de repouso, para estar em movimento, em ação, vou acrescentar algumas informações extras – anuncia Luísa.

- Como assim? – questiona Betinho.

- Exemplo: se um carro freia de uma vez, quem está dentro dele é jogado para a frente. Isso é exatamente a lei da inércia entrando em ação.

19

- Exatamente, e por isso é importante o cinto de segurança – acrescenta Betinho.

- Viu? Ainda estamos conscientizando as pessoas sobre segurança – ri Luísa.

- Ainda não entendi qual vai ser a minha parte no vídeo – questiona Mateus, se sentindo meio perdido.

20

Betinho percebe a situação e usa habilidade para fazer o primo ser incluído.

- Mateus, você vai ser a atração principal, vamos mostrar você brincando com os carrinhos, a gente vai narrar e você faz os movimentos.

- Então tá ótimo, porque não sei explicar nada de Física – responde Mateus.

21

Eles começam a ensaiar, montam o cenário com os carrinhos de corrida. Mateus é convidado a manusear os carrinhos, enquanto Luísa explica e Betinho filma e faz alguns comentários.

- Se um corpo está parado, como esse carrinho da Ferrari aqui, na mão do nosso amigo Mateus, ele vai continuar assim até que alguma força atue sobre ele – narra Luísa.

22

Ela continua, agora com o carrinho em movimento.

- E caso ele estiver em movimento, como agora está, ele vai continuar se movimentando, até que outra força atue sobre ele, fazendo com que perca a velocidade. Lei da inércia é isso.

- Acho que o Mateus pode usar dois carrinhos, um parado e outro em movimento, para ilustrar melhor – sugere Betinho.

23

Ensaiam algumas vezes, fazem algumas tentativas e por fim, conseguem gravar, com a participação especial de Mateus.

Luísa e Betinho estão satisfeitos com o resultado. Mais uma vez conseguiram falar de Física usando elementos do dia a dia, de uma brincadeira.

- Que bom que saímos da inércia que estávamos! – brinca Luísa, para gargalhada dos três.

Anderson Alcântara
Enviado por Anderson Alcântara em 15/07/2022
Código do texto: T7560099
Classificação de conteúdo: seguro