BETINHO E LUÍSA, OS EXPLORADORES NO MUNDO DA FÍSICA - COMO SE CRIA VAPOR OU GELO?

01

Betinho e Luísa combinaram de se encontrar no laboratório de ciências da escola. Precisam escolher temas para a próxima pesquisa e estão sem ideias.

- Acho que já falamos de tudo que sabemos – brinca Luísa.

- Então está na hora de sabermos mais – responde Betinho, com pose de professor de universidade.

02

O laboratório é um lugar de muitos mistérios e encantos. Luísa gosta especialmente no serpentário, aquela coleção de potes com cobras dentro.

- Você não fica com medo? – pergunta Betinho.

- Claro que não! E para você saber, elas estão mortas, o que podem fazer? – responde Luísa.

03

Betinho concorda e passa a olhar de perto as cobras mortas. A parte que mais interessa a Betinho é o espaço dos tubos de ensaio, todos aqueles vasilhames a serviço da ciência.

- Meus olhos até brilham quando vejo isso – diz ele, maravilhado diante dos tubos de ensaio.

- Dá até vontade de fazer uma experiência daquelas grandes, mas ao mesmo tempo tenho medo de explosões – brinca Luísa.

04

Betinho vai até o canto do laboratório e começa a brincar com os esqueletos humanos.

- Faz uma foto minha aqui com o esqueleto do Sir Issac Newton, Luísa – pede Betinho.

- Vocês dois estão precisando engordar um pouco, Betinho – zomba Luísa, depois de tirar uma foto.

05

Após muitas travessuras no laboratório, chega a hora de trabalhar, de fazer algo para o canal que eles mantêm no YouTube, sobre Física.

- Tem alguma ideia, Betinho. Sua vez de escolher o tema – sugere Luísa.

Betinho passa a olhar para todos os detalhes do laboratório em busca de uma ideia, mas nada acontece.

06

- Até que cheguei a pensar em uma ideia, mas ela virou fumaça – diz Betinho.

- Virou fumaça?

Betinho olha para Luísa e balança a cabeça positivamente.

- Olha a ideia aí, Betinho: virou fumaça! Entrou para o estado gasoso, acho que é uma boa. Vamos falar disso! – sugere Luísa.

07

- Falar de fumaça, Luísa? – questiona Betinho.

- Não, seu bobo! Vamos falar sobre a água quando ela entra nos estados gasoso e sólido, tem uma base científica boa aí para a gente explorar – responde Luísa.

Betinho arregala os olhos, concorda com a ideia e começa a pesquisar o assunto melhor, no computador do laboratório.

08

Alguns minutos depois, os dois retomam o debate sobre o assunto.

- Antes de tudo é preciso que a gente fale sobre o que é a água aos olhos da Física, Betinho. Uma introdução maneira sobre isso – ressalta Luísa.

- Concordo. É algo fácil, já que a água é composta de um átomo de oxigênio e dois átomos de hidrogênio, o famoso H2O – responde Betinho, animado.

09

- Vi que fez a lição de casa direitinho, rapaz – responde Luísa.

- Você não viu nada ainda – responde, rindo Betinho.

Luísa faz cara de espanto e responde em tom de brincadeira:

- Então, mãos à obra, mostre seus dons!

- Primeiro temos que colocar água em um vasilhame, para a demonstração, funciona assim, teoria e prática juntos – responde Betinho.

10

Betinho vai até a torneira e enche uma jarra transparente com água. Luísa fica só observando a cena, tentando entender qual é a intenção do colega.

- E agora, Betinho, qual o próximo passo?

- Vamos passo a passo, Luísa. Primeiro a gente mostra a água em estado líquido e explica sobre as propriedades físicas dela.

11

Betinho pega um pincel e vai até o quadro branco, que está numa das paredes do laboratório.

- Acho que você precisa de um jaleco, Betinho, para dar mais credibilidade – brinca Luísa.

- Ficaria bem em mim, mas não vai ser preciso – responde Betinho, sem levar muito a sério a provocação da colega.

12

- Sente-se, fique confortável e me veja trabalhar – brinca Betinho.

Luísa entra no clima, puxa uma cadeira e se senta, de frente para Betinho, como se fosse uma aluna na escola.

- Prossiga, tio Betinho – zomba Luísa.

- Peço atenção total e silêncio absoluto da classe, por favor – continua Betinho, no clima de humor.

13

Betinho começa a fazer um desenho no quadro, para representar a ideia que pretende apresentar no vídeo, na pesquisa.

Ele coloca três quadros e escreve dentro deles: sólido, líquido e gasoso.

- Posso fazer uma pergunta, professor? – brinca Luísa, levantando a mão.

14

Betinho, mantendo a pose de professor, faz sinal para ela perguntar.

- Acho que entendi, a ideia é mostrar no gráfico como a água muda de um estado para outro?

- Exatamente isso! Ganhou dez pontinhos, parabéns, continua boa aluna – zomba Betinho.

Os dois não seguram o riso e caem na gargalhada.

15

- Para a água sair do estado líquido e passar para o estado gasoso é preciso que haja um aquecimento, isso acontece quando a temperatura da água chega a 100 graus célsius, sabia disso Luísa?

- Não sabia dos detalhes, mas obrigado por me informar – brinca Luísa, que faz uma pergunta:

- E para a água líquida se transformar em sólido, o que precisa acontecer?

16

Betinho faz um sinal de silêncio com o dedo indicador sobre a boca:

- Espere, espere, vou chegar lá. Ainda sobre o que estava explicando, vaporização é o nome do fenômeno que acontece quando a água sai do líquido para o estado gasoso. Ficou claro essa parte?

- Claro e cristalino, como um copo d´água – zomba Luísa.

17

- Agora vou explicar a parte em que a água líquida passa para o estado sólido.

- Oba, minha parte favorita, tio! – zomba Luísa, tentando tirar Betinho do sério.

Ele ri, mas continua a explicação de forma bastante séria.

- Chamamos de solidificação o fenômeno em que a água líquida vira sólido. O famoso congelamento.

18

Luísa bate palmas, desta vez parece que sem ironia.

- Muito bom, Betinho, acho que vai ficar diferente e muito bem explicado, gostei.

- Obrigado, obrigado. Ah, já ia me esquecendo: o ponto de solidificação, ou seja, a temperatura em que a água vira gelo é zero grau. Costumamos falar que aí congela.

19

Após essa brilhante apresentação como se fosse um professor, Betinho senta numa cadeira, ao lado de Luísa.

- E então, acha que podemos fazer assim, como se fosse uma aula? – pergunta a Luísa.

Luísa se levanta, vai até o quadro e escreve de pincel vermelho: “Sim, Betinho, adorei a ideia, mas agora estou com fome”.

20

Os dois caem na gargalhada e começam a falar de comida.

- Você tem os olhos maiores que a barriga, Luísa! – brinca Betinho.

- Estou em fase de crescimento, não se esqueça – responde Luísa.

Para surpresa dela, Betinho abre a mochila e tira uma bolacha recheada para ela.

21

Luísa brilha os olhos de felicidade ao pegar a bolacha.

- Obrigado, Betinho, você é dez!

- Eu sei, eu sou demais – diz Betinho, rindo.

Luísa está concentrada em matar a fome, até se esquece da pesquisa.

- Quando terminar de comer a gente pode gravar, o que você acha? – lembra Betinho.

22

- Pode ser, pode ser – responde Luísa, com a boca cheia.

- Mastigue, Luísa – zomba Betinho.

Ela faz um sinal com a mão, para ele se afastar e parar de pegar no pé dela.

Betinho pega uma bolacha e monta o cenário, ao lado do quadro, para iniciar a gravação.

23

Luísa começa a engasgar com uma bolacha e faz sinal com a mão para Betinho, que demora a entender.

- Água, água – pede Luísa, desesperada.

Betinho fica sem saber o que fazer, até que lembra da jarra de água para a experiência.

- Perdi a água para ilustrar a experiência, mas salvei a amiga, tá valendo! – diz Betinho, rindo.

Anderson Alcântara
Enviado por Anderson Alcântara em 17/07/2022
Código do texto: T7561483
Classificação de conteúdo: seguro