BETINHO E LUÍSA, OS EXPLORADORES NO MUNDO DA FÍSICA – POR QUE ÀS VEZES LEVAMOS CHOQUE AO TOCAR EM ALGUM OBJETO

01

Betinho anda muito ansioso nos últimos dias. Está sem ideias para as experiências de Física e o canal que ele e Luísa mantêm no YouTube está um pouco desatualizado.

Ele está assistindo uma daquelas séries na Netflix. Daquelas com cenário futurista, com invasão de zumbis.

- Quem sabe não consigo uma ideia para a pesquisa – diz a si mesmo.

02

Por outro lado, Luísa está cheia das ideias. Sempre pesquisando na internet, lendo livros de Física e tentando filtrar alguma grande ideia.

Ela cumpre seu ritual: de pijama de elétrons, com sua boina, sentada no sofá, com o notebook no colo.

Às vezes se distrai, vendo memes nas redes sociais e conversando com as amigas no WhatsApp.

03

Os dois jovens cientistas marcaram no laboratório às 15h, para definirem a pauta das pesquisas do mês.

Luísa, que está cheia das ideias, chega 15 minutos antes, esconde sua bicicleta e fica à espera de Betinho. Entra e fica escondida atrás da porta. Pretende assustá-lo.

Betinho, pontual como um relógio inglês, chega às 15h e tem uma surpresa ao girar a maçaneta da porta.

04

- Buhhh! – grita Luísa, pulando.

Betinho quase cai, de susto.

- Que isso?! – grita, ainda sem entender direito a situação.

- Calma, Betinho, calma! – diz Luísa, percebendo que havia passado um pouco do ponto.

- Nossa! – diz Betinho, sentando na cadeira, para se recompor.

Luísa pega um copo d´água e serve ao amigo.

05

Betinho se recupera aos poucos. Luísa sente-se aliviada e não para de se desculpar.

- Foi mal, Betinho, não era para te assustar para valer, era mais uma brincadeira.

- Não tem problema, Luísa, tá tudo bem, não estou assim pelo susto que você me deu! – revela Betinho.

- Como não? – quer saber Luísa.

06

Betinho nota que Luísa agora está confusa. Ele aproveita para fazer um drama, aumentar a aflição dela.

- Diz aí, Betinho, o que aconteceu? Não me deixe curiosa...

Betinho faz cara de desinteressado, só para aumentar a curiosidade de Luísa.

- O gato comeu a sua língua? – brinca Luísa.

07

Vendo que a curiosidade dela só aumenta, Betinho resolve falar.

- Vou te explicar direitinho, senta aí e escuta.

Luísa senta e fica esperando Betinho começar a dizer o que aconteceu.

Betinho levanta, caminha em direção à porta, aponta para a maçaneta, sem tocar, e começa a explicar.

08

- Então, quando fui abrir a porta para entrar, levei um choque! Mas não foi pelo susto infantil que você tentou, Luísa. Isso aí é brincadeirinha de criança, não assusta ninguém! – zomba Betinho.

- Hum, sei – responde Luísa, ainda sem entender.

- Levei choque ao tocar a maçaneta e isso é culpa da Física! – brinca Betinho.

09

Luísa se levanta, vai até ele, toca a maçaneta e sente um pequeno calafrio na mão, que não chega a ser um choque. Tira a mão rapidamente.

- Nossa, e ainda tem um pouco de energia aí – diz, se referindo à maçaneta.

- O meu choque foi um pouco mais forte, chegou a doer! – explica Betinho.

10

O choque de Betinho na maçaneta acaba de dar uma ideia boa para os dois.

- Acho que temos um bom tema para a gente falar no vídeo – sugere Betinho.

- Sobre você ser um menino elétrico? – zomba Luísa.

- Engraçadinha! Sobre essa condução de eletricidade. É Física, Luísa, é ciência pura! – se empolga Betinho.

11

Luísa acha a sugestão interessante, mas não dá o braço a torcer.

- Mas como vamos fazer isso? Com você rolando no chão após tomar um choque – diz ela, rolando no chão.

Betinho não curte muito a brincadeira. Ele continua falando mais sério, mostrando para ela a ilustração de um livro de Física.

- Assim, explicando como a eletricidade estática funciona. É simples! – responde Betinho.

12

Luísa balança a cabeça, concordando, mas faz suas ressalvas:

- Mas antes, euzinha aqui, preciso dar uma olhada neste livro – diz Luísa, tomando o livro das mãos de Betinho.

- Todo seu! – responde Betinho.

- Agora peço silêncio, que a cientista aqui vai se concentrar. Que tal você ler uma revistinha da Turma da Mônica enquanto isso? – brinca Luísa, como sempre com seu senso de humor afiado.

13

Após meia hora de pesquisa silenciosa, Luísa e Betinho estão prontos para debater o formato que irão explicar o conceito físico do choque no corpo.

Os dois estão em pé, animados, querendo falar ao mesmo tempo.

- Para começar, temos que dizer que o corpo humano é um bom condutor de eletricidade – começa Betinho, sendo interrompido por Luísa.

14

- Ou seja, em palavras mais simples, ele permite que cargas elétricas, no caso os elétrons, se movimentem com liberdade. Isso torna possível a passagem da corrente elétrica no nosso corpo.

- Isso, isso, isso – responde Betinho, imitando o Chaves, do famoso seriado mexicano.

- Não contavam com a minha astúcia! – responde Luísa, entrando na brincadeira e imitando o Chapolin Colorado.

15

Betinho, sobe na cadeira e pede a atenção de Luísa, como se ela fosse uma plateia.

- Precisamos lembrar também que o tempo todo estamos nos carregando e descarregando, é algo natural isso – diz ele.

- E quando o corpo fica muito eletrizado, o que acontece? – pergunta Luísa, só para dar a Betinho a oportunidade de responder e continuar seu showzinho.

16

Ele se mostra satisfeito por Luísa ter perguntado. Desce da cadeira e explica com calma:

- Simples, minha jovem. Isso se chama acúmulo de elétrons e o corpo tem que descarregar essa energia toda no primeiro objeto condutor que encontrar pela frente.

- Exatamente onde entram os objetos de metal, como uma maçaneta ou outra pessoa, por exemplo. Certo, professor? – responde Luísa, sempre com bom humor.

17

- Certo, minha jovem. Ganhou um pirulito como prêmio! – brinca Betinho.

Os dois caem na gargalhada e começam a fazer piadas sobre o choque que Betinho levou.

- Para o vídeo ficar bem verdadeiro, é preciso filmar você levando o choque, Betinho – sugere Luísa, em tom de gozação.

- Ou você levando o choque e caindo no chão – responde Betinho.

18

- Por que eu? – questiona Luísa.

Betinho abre o armário, procurando alguma coisa que nem ele sabe direito o que é.

- Pelo fato de você ser mais dramática, mais “atriz”, como você gostar de dizer. Vai interpretar melhor a cena do choque – diz Betinho.

Luísa fica pensativa, parece ter gostado de ser chamada de atriz.

19

- Eu aceito o papel – diz Luísa, levando a sério a proposta feita em tom de brincadeira por Betinho.

Ele fica surpreso. Esquece o armário um pouco e olha para ela, sem dizer nada.

- Mas fique sabendo que faço isso por duas razões... – ela diz, fazendo uma pausa dramática.

20

Betinho está curioso.

- Qual a primeira razão?

- Pela ciência, eu como cientista séria que sou, faço sacrifícios pela ciência. Isso você já sabia – responde Luísa.

- Claro, claro – responde Betinho, em tom de ironia.

Em vez de responder a segunda razão, Luísa abre uma revista e começa a ler.

21

Betinho está muito curioso.

- Você não disse a segunda razão, Luísa...

- Não? Nem reparei – zomba Luísa.

- Então?

- Então o que, Betinho? – pergunta Luísa.

- Não vai dizer? – pergunta Betinho.

- Deixa de ser curioso, Betinho!

22

Luísa fecha a revista, se levanta e diz, com naturalidade:

- É simples: como você é molenga, não iria suportar outro choque. Eu como sou forte, vou fazer a cena, para te poupar do sofrimento – diz, caindo na risada.

- Deixa de ser convencida, Luísa! – responde Betinho.

- Eu tento, mas não consigo! – brinca Luísa.

23

Betinho aproveita o momento e sugere gravarem o vídeo logo.

- Encosta lá na porta e finge levar o choque na maçaneta, eu gravo aqui e depois a gente edita – diz Betinho.

Luísa fica olhando para ele, rindo, sem se mover do lugar. Até que fala:

- Calma, calma. Ainda não me preparei. Acha que é fácil ser cientista e artista ao mesmo tempo?

Os dois caem na gargalhada.

Anderson Alcântara
Enviado por Anderson Alcântara em 17/07/2022
Código do texto: T7561489
Classificação de conteúdo: seguro