O jacaré que usa peruca

Estava ele assim tão tranquilo na sua lagoa de boa, o jacaré Teôbaldo, quando veio em sua cuca pensante um pensamento curioso: porque nós jacarés não temos cabelos? Isso não está certo não, não vou reclamar para o Papai do céu, mas irei tomar uma providência urgente! e irei agora mesmo atrás da preguiça gigante para fazer uma peruca para mim de sua própria pelugem.

E assim partiu firme e forte o velho amigo do norte da Amazônia, o jacaré Teôbaldo; que rapidamente saiu na direção da preguiça gigante que estava tranquila em sua árvore 🌲, comendo as suas folhas, e quando avistou o velho amigo, disse assim: e aí Teôbaldo como você está? A que devo a honra de sua visita maninho! E o jacaré respondeu: tô muito bem de boa na lagoa, mas eu vim aqui pra você fazer uma peruca para mim de tua pelugem maninha. E a preguiça gigante respondeu: como é que é? tu tá com febre é? Ou isso é leseira baré*?

E o velho jacaré responde: nenhuma uma coisa e nem outra preguiça Joaquina, eu quero mesmo é uma peruca chibata de touro* pra mim; e é pra ontem que eu quero! pois irei usar na grande festa dos bichos da Amazônia que vai ser agora na semana que vem. E a preguiça Joaquina pensou e disse: maninho Jacaré, de onde tu tirou essa ideia?

_ Ora bolas, eu tirei da minha cachola, estava eu a pensar assim: porque nós jacarés não temos cabelos? No começo não gostei nem um pouco desse negócio de ser careca, e fiquei chateado com isso. E pensei até em reclamar com o Papai do céu, mas como Ele é muito ocupado, não vai nem me dar bola. No mínimo que Ele vai dizer é: vai procurar o que fazer seu Jacaré! Eu tenho mais o que fazer! Então eu pensei assim: já sei quem pode resolver o meu problema, a minha amiga preguiça gigante, Joaquina!

_ Agora sim, eu vi onda, eu já pensei que já tinha visto de tudo nesta tal vida selvagem. Mas acabei de crer. Que esse meu amigo Teôbaldo é mesmo lelé da cuca. Tá bom maninho eu irei fazer essa tua peruca chibata de touro*, pra você ficar bonitão no salão de festa do clube florestal. E assim se passaram os dias e o grande dia da festa chegou e o jacaré Teôbaldo tava todo prosa, com sua elegante peruca de pelugem de preguiça, que até se atreveu a dançar no meio do salão com sua esposa jacaroa, chamando atenção de toda a bicharada da floresta.

A expressão Manauara chibata de touro*

É um modo de dizer que algo é muito bom, que é muito legal, que é muito sensacional.

A expressão Manauara leseira baré*

É um modo de falar que a pessoa está com problema de atenção, que está distraída ou mesmo com a cabeça nas nuvens, pensando e fazendo besteira sem perceber o que está fazendo. É como se fosse uma espécie de transe da distração adquirida.🤪

Déboro Melo
Enviado por Déboro Melo em 13/08/2022
Reeditado em 20/07/2023
Código do texto: T7581599
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.