O ratinho leitor

Há uma lenda antiga, que os gatos e os ratos, em certa época, eram muito amigos. A parceria era tamanha que os dois faziam tudo juntos. Depois, por causa de falta de diálogo, os bichinhos começaram a viver brigando e o gato passou a ser caçador do rato.

Num certo tempo para cá, parece que a história está voltando aos poucos para uma nova era de paz entre os bichanos e os roedores.

Numa cidade, não muito longe daqui, vivem sob o mesmo teto um gato e um rato. São quase irmãos. De vez em quando se estranham porque os dois tem certos gostos diferentes e também opiniões. O gato é todo manhoso, tem umas manias que o ratinho acha estranho. Assim como o felino também acha esquisito uns comportamentos do ratinho.

Na verdade, apesar de tudo, os dois se divertem juntos e dão boas risadas. Certo dia, fuçando as coisas da casa onde vivem, o rato descobriu um tesouro. Não é que no meio dos livros de uma estante, havia um livro sobre gatos? Na verdade, era um volume de uma enciclopédia que falava de animais. O rato ficou tão alegre que passou a ler sempre nos momentos de descanso depois do almoço. Não, não estranhe! Estamos numa cidade onde tudo é fantástico!

Pois bem, o rato se revelou desde cedo, um leitor voraz. Lia tudo o que lhe passava pela frente: revistas, jornais, folhetos e livros. Ah ler era com ele mesmo. Já o gato, bom não tinha tanto amor pela leitura, no entanto, ficava horas ouvindo seu amigo irmão ler, principalmente aquele livro que falava de sua espécie. O problema é que o rato lia tanto que se esquecia do tempo e aí depois de ouvir atentamente, o gato apesar de ter prazer em ouvi-lo, acabava tirando uma bela soneca.

E assim, a vida dos dois era brincar, caçar e ler. Na verdade, o rato lia e o gato ouvia. O importante é que de alguma maneira os dois iam aos poucos aprendendo sobre si e sobre o companheiro.

 

Raylu

 

imagem do Pinterest