A Bela Adormecida (reconto)

A BELA ADORMECIDA

Em um reino distante, um rei e uma rainha viviam ansiosos pela chegada de um filho. mas, o tempo passava e nada acontecia.

Um dia, à beira de um riacho, surgiu uma misteriosa rã que confidenciou à rainha:

— Majestade, seu desejo será realizado. Antes que se passe um ano, dará à luz uma menina.

De fato, a rainha deu à luz uma bela menina. Para comemorar, o rei fez uma grande festa, com muitos convidados, entre eles, as feiticeiras do reino. Como só havia doze pratos de ouro, uma das feiticeiras não foi convidada. “Talvez ela nem saiba que a aurora nasceu!” — pensou o rei. Porém, magoada pela desfeita do rei, a feiticeira decidiu se vingar e praguejou:

— Quando vossa filha fizer quinze anos, espetará o dedo numa agulha e cairá morta!”

Naquele instante, uma das feiticeiras ouviu a maldição e rapidamente amenizou a profecia dizendo:

— A princesa Aurora não morrerá, mas cairá em um sono profundo que durará cem anos! Só um beijo de amor verdadeiro a despertará.

Ao saber daquela maldição o rei mandou recolher todas as rocas de fiar do reino.

Quando Aurora completou quinze anos, encontrou esquecida em um quarto de antiguidades, uma velha roca e, muito curiosa, se aproximou e ao tocá-la espetou o dedo na agulha. Imediatamente caiu em sono profundo... Com ela, todo o castelo silenciou.

Cem anos se passaram até que um corajoso príncipe sabendo do encantamento, foi ao castelo. Outros já tinham tentado, mas sem sucesso!!! Quando finalmente entrou no quarto de Aurora, o príncipe sentiu o coração bater mais depressa. Enamorou-se daquela linda princesa. Inclinou-se e, delicadamente, a beijou.

E foi dessa forma que a princesa despertou e o castelo todo voltou a ser feliz.

Texto original de Charles Perrault, recontado por Daisy Asmuz para fins didáticos.