UM BROTO CORAJOSO

EM UM PLANETA ONDE O USO INDISCRIMINADO DOS RECURSOS NATURAIS, PROVOCADOS PELAS AÇÕES HUMANAS NO MEIO AMBIENTE, OS QUAIS, ESTAVAM FORA

DO CONTROLE, SURGE UM PEQUENO BROTO , QUE LUTA POR SUA SOBREVIVÊNCIA EM MEIO AO CAOS DO DESMATAMENTO.

ALGUMAS FORMIGAS QUE RECOLHIAM RESQUÍCIOS PARA SE ALIMENTAREM, OBSERVARAM UM BROTO QUE EM MEIO ÀS DIFICULDADES SURGIA DE UM PEQUENO PEDAÇO DE MADEIRA, QUE SE RECUSAVA A MORRER.

O TEMPO PASSOU E O PEQUENO BROTO SE TRANSFORMOU EM UMA BELA ÁRVORE , DE RAIZ FORTE QUE RETIRAVA DO SOLO A ÁGUA, SAIS MINERAIS FAZENDO- OS PERCORRER POR TODO O SEU TRONCO, ATÉ CHEGAREM EM SUAS FOLHAS.

COMO SER AUTOTRÓFICO QUE É, ELA PRODUZ SEU PRÓPRIO ALIMENTO ATRAVÉS DO PROCESSO DA FOTOSSÍNTESE REALIZADO PELA LUZ DO SOL, QUE ATUA NAS FOLHAS , TRANSFORMANDO O GÁS CARBÔNICO EM OXIGÊNIO, BENEFICIANDO O MEIO AMBIENTE AO SEU REDOR.

DIFERENTE DAS PLANTAS , AS FORMIGAS DIARIAMENTE SAEM EM BUSCA DE SEUS ALIMENTOS PARA LEVAREM AOS FORMIGUEIROS ONDE SÃO CULTIVADOS FUNGOS QUE SERÃO DEGUSTADOS DURANTE O INVERNO.

O INTERESSANTE É, QUE QUANDO AS PEQUENAS FORMIGAS PERCEBEM A CHEGADA DOS VENTOS SINALIZANDO QUE VIRÃO AS CHUVAS, COMEÇAM A ESTOCAREM OS ALIMENTOS PARA O PERÍODO DA ESCASSEZ.

JÁ A ÁRVORE COMEÇAVA A LIBERAR SUAS FOLHAS PARA REDUZIR O GASTO DE ENERGIA E ECONOMIZAR SEUS NUTRIENTES ARMAZENANDO-OS NOS RAMOS, TRONCOS E RAIZ.

SEM SUAS FOLHAGENS A ÁRVORE SE PROTEGE CONTRA O FRIO , ENQUANTO A FORMIGA ENTRA EM DIAPAUSA, PROCESSO QUE DEIXA SEU METABOLISMO MAIS LENTO E MENOS ATIVA QUE NO VERÃO.

COM O PASSAR DO TEMPO A BELA ÁRVORE VOLTOU A SUA ROTINA NA NATUREZA, USANDO A ENERGIA QUE HAVIA CONSERVADO, DESENVOLVENDO NOVAS FOLHAS , BROTOS , FLORES E FRUTOS.

AS FORMIGAS REINICIARAM A BUSCA POR ALIMENTOS PARA LEVAREM NOVAMENTE AOS FORMIGUEIROS.

QUANDO DE REPENTE O SILÊNCIO É INTERROMPIDO POR BARULHOS ENSURDECEDORES DE MAQUINÁRIOS QUE SAÍRAM DESTRUINDO O ECOSSISTEMA LOCAL.

TEMPOS DEPOIS, ALGUMAS FORMIGAS QUE RECOLHIAM RESQUÍCIOS PARA SE ALIMENTAREM, OBSERVARAM UM NOVO BROTO NO PROCESSO DE GERMINAÇÃO EM UM SOLO FÉRTIL E AGRADÁVEL.

NO AMBIENTE ONDE SE OUVIA RUÍDOS ENSURDECEDORES DE MAQUINÁRIOS, AGORA OS SONS DE UMA FAUNA COMPENDIOSA NA DIMENSÃO QUE FOI DEGRADADA PELAS AÇÕES ANTRÓPICAS INDESEJÁVEIS.

REINICIAM-SE O RESURGIMENTO. DA FLORA.

AS FORMIGAS CONTRIBUEM À MEDIDA QUE PERFURAM O SOLO PARA CONSTRUIREM SEUS FORMIGUEIROS, POSSIBILITANDO A POROSIDADE E DRENAGEM, REDUZINDO A DENSIDADE DO SOLO.

NO TRANSCORRER DO REFLORESTAMENTO O BROTO EVOLUIU TORNANDO-SE UMA FRONDOSA ÁRVORE EMBELEZANDO A VEGETAÇÃO .

APÓS LONGOS ANOS, NESSE LOCAL FOI FEITO UM MANEJO FLORESTAL SUSTENTÁVEL CORTANDO A ÁRVORE , O SEU TRONCO RECEBEU TODOS OS CUIDADOS NA CADEIA PRODUTIVA, PARTE DELE SENDO MANTIDO PARA REBROTA , SEGUINDO ORIENTAÇÕES TÉCNICAS EXIGIDAS PELOS ÓRGÃOS DE CULTIVOS AGRÍCOLAS.

A ÁRVORE CONTINUAVA A VIVER PROTEGENDO O MEIO AMBIENTE DO AQUECIMENTO GLOBAL, ATRAVÉS DA FOTOSSÍNTESE, ENQUANTO QUE SUA MADEIRA TRANSFORMOU- SE EM PRODUTOS VARIADOS PARA A UTILIDADE HUMANA. A ÁRVORE CORTADA NÃO MORREU , MULTIPLICOU- SE EM VIDAS.

_