A vaca Faceira, vovó Viviane e Valcídia

Escrevi esta historinha, quando fazia exercícios de fonoaludiologia. Gabi era uma menina com problema dislalia. Tinha dificuldade de distinguir os fonemas f, v. Troca um pelo outro.

(uma história para Gabi)

Viviane era avó de Valcídia. Ela morava numa cidadezinha chamada Valparaíso. Nessa cidade, a vovó criava galinha, patos, pavão, mas ela adorava Faceira, sua vaca de estimação. Faceira gostava de ser acariciada, e vovó Viviane ficava feliz quando Faceira lhe lambia as mãos, agradecendo o carinho.

O alimento que mais agradava Faceira era fava. Fava é uma espécie de feijão. A diferença é que as sementes são bem maiores. Não é só a vaca Faceira que come fava, o sertanejo também, pois faz com a fava um baião-de-dois muito saboroso.

Um dia, Valcídia estava passeando de cavalo. A neta de vovó Viviane sabia montar muito bem. Pois bem, estava a netinha cavalgando, quando, de repente, ela ouviu uivos vindos de dentro da mata. A menina voltou rápido para casa da avó, avisando-lhe que ouvira alguns uivos e achava que poderiam ser de um urso ou de um lobo mau. Valcídia lembrou-se logo da história da Chapeuzinho Vermelho. Quanto mais ela ouvia os uivos, mais velocidade ela imprimia ao cavalo. Finalmente, chega à casa da vovó e grita: cuidado com a vaca Faceira, pois o urso pode devorá-la!

Pois não é que o urso estava mesmo perto do curral! Para felicidade de vovó Viviane, seu Façanha, um vizinho, com um só tiro, derrubou o bicho.

E Faceira começou a mugir, agradecendo a todos, principalmente à Valcídia por ter-lhe salvado a vida.

Vovó colocou a netinha nos braços e gritou para todos ouvirem: viva a Valcícia, a salvadora da vaca Faceira!

Raimundo de Assis Holanda Holanda
Enviado por Raimundo de Assis Holanda Holanda em 09/12/2007
Código do texto: T771445