Sitio Barriguda

Proposta para abertura do PROJETO VIAJANDO COM A LEITURA na Escola Municipal Jardim de Infância Pedro Lobo da Costa.

 

Partindo da releitura do clássico SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO e dos episódio das caçadas de Pedrinho do escritor MONTEIRO LOBATO podemos despertar o imaginário infantil inserindo e adaptando o espaço, tempo, personagens e enredo

à realidade das crianças.  Todo o cenário deverá ser montado com peças feitas de material reciclável, priorizando a fauna e a flora próprias da Caatinga.

 

Conta a história de uma senhora idosa, viúva, que morava no Sítio Barriguda, em Alexandria-RN, em companhia de sua amiga Dona Zefa (costureira de bonecas de pano e cozinheira), e de seu Chico, que é encarregado de cuidar do sítio. Está prestes a receber a visita dos netos, que vem no trem, da cidade grande, para passar as férias com ela. Quando chegam reencontram o lugar, passeiam, ouvem histórias principalmente sobre a magia da Serra Barriguda, até que chega uma visita inesperada, um homem disfarçado, cujo objetivo é roubar os bichos da floresta porque são únicos em todo o mundo e valiosos aos colecionadores. A magia das serra começa a desperta o mandacaru e a boneca de pano que se aliam as crianças  e demais pra desmascarar essas pessoas e proteger o lugar. Assim salvam a floresta e os animais que passa a ser protegida por lei. Como patrimônio material do Rio Grande do Norte.

Titulo da peça: SITIO BARRIGUDA

Personagens:

DONA ALEXANDRINA

DONA ZEFA

BONECA DE PANO

MANDACARU

SEU CHICO

MENINO -

MENINA –(júlia)

CAÇADOR

POLICIAIS

 

 

Fala de abertura do projeto com a diretora

 

INICIO

Música de Gilberto Gil instrumental

Apresentador: é assim que amanhece no interior, o sol nunca perde a hora, e no sitio barriguda não se demora o acordar... e pra despertar a memória começamos essa história com: ERA UMA VEZ!

Galo cantando

 

Entra Dona Alexandrina à frente da casinha

- ai que lindo dia... é hoje eu eles chegam! Estou com tantas saudades!

-seu Chico..seu Chico

 

Aparecendo seu Chico puxando a carroça

-bom dia, Dona Alexandrina!

 

Dona Alexandrina:

-Olha a hora. Arrumou a carroça?!

-oh...tá escutando o vuco-vuco do trem vindo lá das bandas do Juazeirinho, vai já, já passar pelo Novo Horizonte.

 

·       Som de trem e apito ao longe

 

Seu Chico:

-se acalme dona alexandrina, esse burrinho aqui é ligeiro... chego voando lá.

Dona Alexandrina:

- então está esperando o que vai logo pra estação, esperar o trem chegar...

Seu Chico:

-já estou indo!

 

Voltando para a casa Dona Alexandrina se vira e chama:

-zefa ...ô zefa...

Zefa está costurando uma boneca de pano e fala:

- to aqui na cozinha Dona Alexandrina...

Dona Alexandrina:

-Zefa deixa essa boneca ai, que tu termina depois...

-vamos cuidar que os meninos estão chegando!

Zefa:

-vou preparar tantas coisas gostosas! Pra começar um bolo de milho, que eles vão adorar.

 

Os meninos (menino ou menina) chegando no trem passando, tirando fotos fazendo vídeos...como blogueiros.

--Partiu no trem! sítio da vovó em Alexandria.

-- olha lá... estamos chegando!

 

Chegam na estação e avistam seu Chico

Crianças:

-- seu Chico, como o senhor está, e a vó cadê?

seu Chico:

-estou bem meninos. Ah! sabe como é sua avo, ficou lá ajeitando as coisas pra chegada de vocês.

-De cá essas malas pra colocar na carroça!

-tudo pronto. Vamos!?

Crianças:

--- vamos...depois a gente vem na cidade nos divertir, ver o shooping, o cinema, no mackdonalds.

 

Seu Chico ri... e fala:

--não tem isso aqui não!

Crianças:

-e o que se faz pra se divertir?

Seu Chico:

-as crianças brincam e as pessoas vivem sossegadas na vida calma e tranquila do interior.

-bom estamos chegando!

 

 

Chegando no Sitio Barriguda, correm pra abraçar a avo e também dona zefa

Dona Alexandrina:

-que saudades de vocês meus amores... olha só zefa como estão crescidos...

Zefa:

-to vendo... parece qeu tomaram fermento e cresceram feito o bolo gostoso eu fiz.

Crianças:

-adoro bolo

-Eu também, já quero

Dona Alexandrina:

- então vamos entrar.

 

Musica

 

Voltando...sentando...

Crianças:

-vo faz um tempão né, mas quase nada mudou por aqui!?

Dona Alexandrina:

-mudou sim lá pela cidade, mas por aqui estamos preocupados em preservar a natureza.

- Agora lei pra proteger. A serra barriguda e a floresta ao seu redor vai ser tombada como patrimônio material. Tudo estará protegido a serra, a floresta, os animais.

 Crianças:

- ainda lembro das histórias que a senhora contava... sobre a serra barriguda e seus mistérios.

Dona Alexandrina:

-muitas delas lendas verdadeiras...

-bom agora tem muito a se fazer!

Dona Alexandrina chama:

-Seu chico, aproveita leva as crianças pra passear no sitio.

 

Eles saem andando, fotografando...vão encontrando os bichos

Perguntas...

crianças:

- o que é isso?

-olha só esse bicho!

- que planta esquisita?

 

O mandacaru ganha vida E FALA:

...de onde tu é? Parece que nunca viu planta e bicho nenhum...

Crianças:

- bichos já vi sim...mas os daqui são diferentes... e to vendo que até as plantas são estranhas como vc.

Seu chico responde:

- mistérios da Serra Barriguda!

-Esse é o famoso mandacaru, uma planta cactacea,

Mandacaru:

- isso mesmo, sei tudo sobre este lugar, até quando há de chegar e faltar chuva.

Dança:

Musica (mandacaru quando flora na seca é sinal que a chuva chega no sertão)

Se virando

--muito prazer.. ah, cuidado pra não se furar, tenho espinhos e não folhas...o que me ajuda a economizar agua e resistir aos longos períodos de seca.

--mas os animais tem uns eu não vejo mais...chegou uma tal extinção, e os que ainda vivem estão escondidos com medo do desmatamento, da poluição e dos caçadores.

Fundo musical meio triste

Crianças:

- seu chico acho que a vovó precisa saber disso!

 -vamos voltar pra casa!

Veem chegando

Vo, vo olha quem encontramos.

Dona Alexandrina:

--meu amigo mandacaru...

 

Enquanto isso um senhor chega e fala:

-Bom dia, senhora, estou passando pela região registrando fotos dos lugares mais lindos da Caatinga, e vi que aqui tem uma serra muito bonita e gostaria de conhecer melhor. A senhora me permite?

 

Dona Alexandrina:

--mas é claro!

Dona zefa que está costurando termina a boneca eu logo ganha vida.

A boneca :

-Ufa..pensei que não ia terminar mais...

-E esse senhor!?

-quanta coisa ele carrega, sei não, muito estranho...

Senhor:

-já vi que vou encontrar muita coisa interessante por aqui...

Dona Alexandrina:

-Vamos entrar, já está na hora, vão lavar as mãos pro almoço.

-O moço precisa trabalhar...

 

Som, barulho de floresta..animais...

O homem sai pegando os animais em sacos e caixas

O som vai acabando, soando baixo.

 

Os personagens saem da casa

Boneca:

-mas que silencio esquisito...

-Nunca ouvi isso!

Crianças:

-O que você ta ouvindo?

Boneca:

-Silencio, muito silêncio...há algo de errado na floresta!

Dona Alexandrina:

-seu chico vai ver o que está acontecendo:

Crianças:

-A gente vai junto, seu chico pode precisar de ajuda.

Saem procurando, avistando vêem o senhor

Boneca:

-num disse que tinha algo de errado com esse moço. é um impostor... ta pegando e prendendo os animais.

Seu chico:

--isso não pode jamais!

-vão avisar Dona Alexandrina pra chamar as autoridades...vão logo que eu e o mandacaru damos um jeito dele não fugir.

Mandacaru:

-num sei não...

Crianças e a boneca:

- vamos

Seu chico:

Ra..ra então é assim que se tira fotografia é, você é um impostor, está roubando a floresta.

Senhor:

-não pode ser... vou escapar desse velhinho

Corre e de repente

Toin

Mandacaru:

-não contavam com essa mandacaruzada.

-agora sim está pego. Pode amarrar.

 

Todos se encontram

E pra que fique sabendo esta floresta é protegida pelos guardiões da Serra Barriguda e pela Lei como Patrimônio Material do Estado do Rio Grande do Norte.

 Fim

Mona Oliver
Enviado por Mona Oliver em 10/05/2023
Código do texto: T7785155
Classificação de conteúdo: seguro