A CIGARRA E A FORMIGA

PERSONAGENS:

CIGARRA

FORMIGA

( Um campo coberto de neve, representado por panos brancos no chão. A toca da formiga pode ser improvisada com caixas de papelão e ter uma porta desenhada. A árvore onde a Cigarra costumava cantar pode ser um desenho colorido em cartolina ou papelão, fixado em algum suporte improvisado.)

Cena 1: O Inverno

(Cigarra, representada por uma criança, entra em cena, tremendo de frio e se posiciona no lugar onde costumava cantar)

CIGARRA: (soluçando) Ai de mim! O inverno chegou e tô congelando! (outras crianças, representando o inverno, entram com panos brancos e ventam para criar o efeito de frio)

(A Cigarra vai em direção à toca da Formiga)

Cena 2: A Porta da Formiga

(Cigarra bate à porta da formiga, que aparece com cara de poucos amigos)

FORMIGA: (representada por outra criança, fala de forma rude) Quem é você e o que quer aqui?

CIGARRA: (humilde) Sou a Cigarra, amiga. Tô passando por um aperto danado e pensei que... talvez... você pudesse me emprestar alguns restinhos de comida até eu me ajeitar.

FORMIGA: (inflexível) Amiga, não tô achando legal você cantar o verão inteiro e agora vir pedir comida emprestada. As coisas não funcionam assim! (outras crianças podem se juntar , ao fundo do palco, e falar “As coisas não funcionam assim... assim...!)

CIGARRA: (chorando) Pô, amiga, não faz assim comigo... Tô com a barriga roncando!

FORMIGA: (com desprezo) Quem não juntou pro inverno, não pode esperar ajuda agora. Eu me mato trabalhando, e você só curtindo a vida! (as outras crianças podem representar a Formiga trabalhando, no fundo do cenário)

(Cigarra deixa a porta da toca da Formiga e vai até o lugar onde costumava cantar, desamparada e triste)

Cena 3: Cigarra sofre de frio e de fome

CIGARRA: (para si mesma) Tô lascada! E agora, como vou sobreviver? (outras crianças podem fazer vozes de frio e vento para reforçar o ambiente)

(A Cigarra vai ficando fraca e cai no chão.)

Cena 4: A Primavera sem Música

(Formiga aparece, pensativa na porta de sua toca)

FORMIGA: (para si mesma) Nossa, o que foi que eu fiz? Rejeitei a coitada sem dó... Agora tô até com saudade da música dela. (outras crianças podem representar a primavera chegando, com flores coloridas)

(Formiga entra na toca e sai de cena)

Cena 5: A Cigarra aprende a lição

(Cigarra entra em cena, mas desta vez como um fantasma)

CIGARRA: (fantasmagórica) Se a usurária morresse, quem sentiria falta dela? (outras crianças podem em coro repetir duas vezes “quem sentiria falta dela?” )

FORMIGA: (arrependida) Que mancada a minha! Fui mesquinha e egoísta. O mundo sem a música da Cigarra tá um tédio...

(outras crianças podem representar o mundo triste)

FORMIGA: (para si mesma) É melhor eu aprender a ser mais compreensiva e menos avarenta. Afinal, a música da Cigarra fazia bem pro mundo.

(outras crianças podem representar a Formiga refletindo sobre suas ações)