O Menino e a Torre

O MENINO E A TORRE

ADAIR ANDRÉ DA SILVA

HAVIA UM PAI QUE TINHA DOIS FILHOS. ELE TINHA UM TESOURO MUITO RICO PARA DIVIDIR AOS FILHOS.

CERTA VEZ, AO IMAGINAR QUE IA MORRER EM BREVE, ORDENOU AO SEU EMPREGADO A COLOCAR O TESOURO NO ALTO DE UMA TORRE, E, NÃO CONTASSE A NINGUÉM.

FEITO ISSO, CHAMOU OS FILHOS E MOSTROU O TESOURO ORDENANDO QUE SÓ PODIAM PEGAR DEPOIS QUE ELE MORRESSE.

PASSADO ALGUNS DIAS ELE MORREU.

OS FILHOS FORAM ENTÃO PEGAR O TESOURO. CHEGANDO PERTO DA TORRE VIRAM COMO ELA ERA ALTA E ELES NÃO ALCANÇAVAM O TESOURO.

OLHARAM, PENSARAM E VOLTARAM PARA CASA TRISTES.

NO DIA SEGUINTE, UM DELES, O MAIS NOVO, VOLTOU PARA A TORRE. FAZIA DE TUDO PARA ALCANÇAR. NÃO CONSEGUIA.

TENTOU FICAR DEPENDURADO NA ÁRVORE PARA CRESCER MUITO E ALCANÇAR O TESOURO. NADA.

PEDIA QUE O EMPREGADO AMARRASSE UMA CORDA NO PÉ E PUXASSE, NADA RESOLVEU.

TODOS OS DIAS IA PRA TORRE E FICAVA BUSCANDO UM JEITO. TENTAVA ALCANÇAR PULANDO. POR MAIS ALTO QUE PULAVA AINDA ERA POUCO.

AS PESSOAS PERGUNTAVAM O QUE FAZIA E ELE NÃO CONTAVA POR MEDO DE ALGUÉM ROUBAR O TESOURO.

_COMO VOU VIVER? PRECISO DESSE TESOURO! _ PENSAVA ELE.

O FILHO MAIS VELHO SE ACOMODOU E DIZIA APENAS QUE SEU PAI QUERIA QUE MORRESSEM DE FOME.

O MAIS NOVO ENTÃO TENTOU FAZER UMA ASA DE PAPEL. NEM SAIU DO CHÃO, MAS NÃO DESISTIA.

OS DIAS FORAM PASSANDO. A COMIDA DIMINUINDO. E COMO VIVERIAM?

NUMA MANHÃ DE SOL, O MENINO, JÁ SEM ESPERANÇA CHORAVA PERTO DA TORRE.

UM SÁBIO APROXIMOU DELE E PERGUNTOU POR QUE CHORAVA.

ELE NÃO CONTOU POIS TINHA MEDO DE SER ROUBADO.

O SÁBIO DISSE:

_ EU SEI PORQUE CHORAS E VIM TE AJUDAR.

NA VIDA TUDO ACONTECE DE PASSO EM PASSO. É IMPOSSIVEL CHEGAR AO TOPO DA TORRE SE NÃO SUBIR UM PASSO POR VEZ.

O MENINO PERGUNTOU:

_ COMO FAZER ISSO?

_ OLHA, DENTRO DA TORRE TEM UMA ESCADA, SUBA UM DEGRAU DE CADA VEZ E CHEGARÁ LÁ.

AS VEZES A VONTADE DE CHEGAR É TÃO GRANDE QUE NÃO ENXERGAMOS O CAMINHO E FICAMOS PERDIDOS.

O MENINO AVISTOU A ESCADA E COMEÇOU A SUBIR. JÁ BEM ALTO, ESTAVA CANSADO, SENTOU E ADORMECEU UM POUCO. DEPOIS CONTINUOU.

AO CHEGAR AO TOPO, PEGOU O TESOURO E DESCEU.

ELE ENTENDEU ENTÃO QUE PARA CHEGAR EM ALGUM LUGAR, PRECISA IR PASSO A PASSO, MAS, NÃO PODE DESISTIR COMO O IRMÃO.

ENSINOU A LIÇÃO AO IRMÃO E DIVIDIU COM ELE O TESOURO, MAS, PEDIU QUE O IRMÃO APRENDESSE A LUTAR COMO ELE.

@adairandre _