Primavera

PRIMAVERA

Adair André da Silva

SETEMBRO! O AR SECO E CHEIO DE FUMAÇA TOMAVA CONTA DA PAISAZEM.

NO CÉU ALGUMAS NUVENS IAM FORMANDO E BRINCAVAM COM O VENTO.

OS PÁSSAROS JÁ PREPARAVAM SEUS NINHOS E OS ANIMAIS, SUAS TOCAS.

AS MADRUGADAS TEMPERADAS ERAM ENVOLVIDAS POR UMA SERENATA CANTADA PELAS AVES ALEGRANDO O DESPERTAR DOS TRABALHADORES.

A PRIMAVERA JÁ DAVA SINAIS DE SUA CHEGADA. SÓ ESPERAVA A CHUVA CAIR.

O BESOURO JARDINEIRO SOBREVOOU O JARDIM E ANUNCIOU:

_ QUERO TODAS AS PLANTAS FLORIDAS. SERÁ A PRIMAVERA MAIS LINDA E CHEIROSA. QUEM NÃO FLORIR SERÁ DEVORADA PELAS LAGARTAS.

TODAS AS PLANTAS FICARAM PREOCUPADAS. COMEÇARAM A PREPARAR SEUS NOVOS BROTOS COM FOLHAS E BOTÕES. AGUARDAVAM A CHUVA.

JÁ CAMINHAVA PARA O FIM DO MÊS. O DIA TERMINOU DIFERENTE. PEQUENAS LUZES PISCAVAM NO HORIZONTE E, AOS POUCOS FORAM AUMENTANDO. OUVIA- SE AO LONGE PEQUENOS RUÍDOS COMO SE ALGUÉM COCHICHASSE.

ANOITECEU! QUANDO TUDO SE AQUIETOU, O CÉU AVISOU:

_ CHEGOU A CHUVA! É PRIMAVERA!

AQUELE TROVÃO ACORDOU A TODOS. A TERRA COMEÇOU SER RESPINGADA. AS PLANTAS REQUEBRAVAM AO VENTO SUAVE. ERA TUDO MUITO MÁGICO. COM O PASSAR DA NOITE, A CHUVA CAIA MAIS FORTE.

PELA MANHÃ, UM CHEIRO DE TERRA MOLHADA EXALAVA NO AR.

DE REPENTE, BOTÕES COMEÇARAM EXPLODIR EM FLORES QUE MISTURAVAM SUAS CORES.

A FOLHAGEM COLORIDA FICOU PREOCUPADA COM A LAGARTA, POIS ELA NÃO FLORE POR MAIS QUE ESFORCE.

UM DIA FOI SURPRENDIDA PELA LAGARTA DEVORADORA. TREMENDO DE MEDO PEDIU PARA NÃO SER DEVORADA.

A LAGARTA OLHOU, ENCANTOU COM SUA BELEZA E DISSE:

_É VERDADE QUE PRECISO COMER, MAS, NÃO COMO POR MALDADE. COMO PARA ME TRANSFORMAR EM BORBOLETA E ENFEITAR O JARDIM

_ POR FAVOR, NÃO ME MACHUQUE_ DISSE A FOLHAGEM.

_ SIM, VOU ALIMENTAR DE SUAS FOLHAS VELHAS. PODE DOER UM POUCO, MAS, MINHA TRANSFORMAÇÃO TAMBÉM É DOLORIDA.

PASSADO ALGUNS DIAS, A LAGARTA DESAPARECEU, SURGINDO LINDAS BORBOLETAS QUE SOBREVOAVAM O JARDIM E ACARICIAVAM AS FLORES.

ASSIM, AS FLORES ENTENDERAM QUE UM DEVE AJUDAR O OUTRO E AQUELA FOI A PRIMAVERA MAIS LINDA JÁ VISTA.

@adairandre _