Gabriela Sapeca, Sem Cravo Mas com Muita Canela, em Visita 'a Inglaterra - Parte II

Ah que sonho, que coisa boa, que coisa ótima, que coisa maravilhosa!

-assim era a cesta de superlativos da Gabi –

Viajar de avião sempre fora um dos sonhos preferidos dela, e ela não se cansava de dizer a toda voz para toda a tripulação que um dia ainda pilotaria um avião... Mas e claro que tambem não poderia deixar de lado suas eternas perguntas.......

–mamãe, será que eu vou decorar todos estes botões? E se eu me esquecer para que serve alguns deles o avião pode cair?

Todas as vezes que a aeromoça passava Gabi perguntava quanto tempo ainda restaria para chegar a Londres...Enquanto isso ficava tentando decifrar os tipos de nuvens que passavam pela janelinha do avião e numa destas horas despencou para a atendente de vôo – moca por que eles não fazem umas janelinhas maiores para o avião? Esta aqui não da para ver nada...

À medida que o tempo passava a ansiedade tomava conta da linda pequena......

- Mamãe, acabou o mar.....já e a Inglaterra? O que são aqueles quadradinhos verdes lá em baixo?

- Acredito que sejam campos cultivados, Gabi, ou talvez grandes parques...

- Mas não havia isto quando o Peter Pan voou na Inglaterra...

- Talvez porque a porta da “Terra do Nunca” seja sobre a cidade de Londres...

- Ah sim... eh, pode ser..... e você acha que a Rainha da Inglaterra também conhece o Peter e a Wendy?

************************************

O nosso primeiro dia de tour em Londres finalmente chegara...Como de costume na época de natal, o dia amanhecera bem tarde para os nossos padrões sul americanos...Mas Gabi não tinha noção exata de como funcionava o relógio ainda...E perguntou porque iríamos sair assim tão cedo...Estava ainda quase escuro! E que frio, meu Deus!

– mas já são quase 10 horas da manha, Gabi, ‘e que esta nevoa espessa que esta recobrindo a cidade bloqueia um pouco os raios solares... Ela se chama fog. ‘E o fog Londrino... ah...disse Gabi, ansiosa pelo nosso programa de passeios planejado com antecedência.... entao que venha o fog londrino!!!

..

Um lindo retrato de um pingüinzinho era a Gabi- um longo casaco preto, botas marrons cachecol e gorro amarelos e um narizinho vermelho como de Papai Noel.....

Assim, rumamos o mais depressa que as nossas pernas congeladas puderam nos levar para a estação de metro de Manor House bem próxima ao hotelzinho que nos hospedamos.....

Nossa! Mas que estação velha!!!!!!!!

– Acho que antiga ‘e a palavra, Gabi..... o metro de Londres tem mais de150 anos!

– 150? Credo! O Peter Pan já tinha nascido? Será que a Wendy já veio aqui?

– Ah Gabi! Olha, a Wendy eu não sei, mas sei que na época da guerra as pessoas traziam suas famílias inteiras para dormir aqui dentro desta estação para poder se proteger dos ataques de bombas que foram jogadas aqui em Londres. Muitas e muitas pessoas sobreviveram porque ficaram protegidas por estas paredes fortes embaixo da terra........ muito inteligente, ne? É mesmo, mas quantas escadas ainda faltam?........

Os olhos de Gabi brilharam de tanto encanto quando ao fim da grande escadaria da estação de Piccaddilly Circus nos deparamos com um coral imenso, com violinos e outros instrumentos ‘a mão e vestido a caráter – papais e mamães Noel – entoando o canto “gloooooooria in excelsi deo”..... e prosseguiram horas e mais horas cantando musicas natalinas.. – Mamãe, por que eles cantam na rua aqui?

– Este coral aqui e do Exercito da Salvação. Cantam nesta época de natal para poder – angariar- fundos para ajudar as pessoas mais carentes......os ingleses chamam estas musicas de Christmas Carols. Há outras pessoas que cantam e tocam outros tipos de musica também, mas para ganhar dinheiro para sobreviver..... são chamados de buskers.......

Mas nos não podemos ficar a manha inteira aqui mocinha..... temos ainda os caminhos do Peter Pan para trilhar, não temos?.........

Continua.........

Gladys Saraiva
Enviado por Gladys Saraiva em 24/12/2007
Reeditado em 24/12/2007
Código do texto: T790180