A paciência e o cuidado na Educação Infantil

A paciência e o cuidado na Educação Infantil

Nelci Aparecida de Godoy

Rafaela Menegon

A mídia nos traz a todo momento, que os professores estão perdendo a paciência facilmente com as crianças da Educação Infantil. Aqui cabe a pergunta” quem é o adulto da relação?” Tem que ter um entendimento e comprometimento com a Educação Infantil e o cuidado com as crianças.

Nos educadores desejamos a sala “borboleta” do filme: Toy Story 3 do que a da “lagarta”. A metáfora bem explícita do filme é que os brinquedos começam na sala da “lagarta” onde ficam crianças menores e se conseguirem se adaptar ao sistema podem ser promovidas para a sala “borboleta”. Contextualizando com o filme, nós educadores desejamos uma sala calma, tranquila, porém sabemos que as crianças estão a “milhões”, em seus lares é só tecnologias, precisam se movimentar, brincar e isso vem acontecer na sala de aula da Educação Infantil, nós educadores temos que estar preparados.

Tudo começa no seio familiar, após vem a educação infantil que é a primeira etapa da educação básica e abrange a creche e a pré-escola para as crianças de zero a cinco anos.

O que se faz necessário para ser um bom professor, estar sempre lendo, realizando cursos e procurando melhorar a sua prática docente, ter consciência da importância do papel na vida das crianças. E tem mais, as crianças pequenas simplesmente amam e não pedem nada em troca.

Educação e cuidado

O dia a dia de uma professora da educação infantil pode exigir muito mais do que ensinar: o cuidar e o educar tornam-se indissociáveis em sua rotina. Como não se separa o cuidar e o educar, o professor de educação infantil tem a obrigação de cuidar das crianças. Seja trocar a fralda, seja limpar o nariz, seja acalmar quando entram em desespero. Não tem como separar. Isso a gente não aprende na universidade, mas só fica na educação infantil quem realmente tem amor pela profissão, trabalhar com as crianças requer tato, amorosidade, pois elas merecem todo o nosso respeito.

Sabemos que a grande maioria dos educadores da educação infantil, estão só pelo valor financeiro, não tem outra alternativa, oportunidade, acomodados, receiam se exonerar de um concurso, e ficam a fazer mal para si e para os outros. Também temos o outro lado há profissionais capacitados e com toda a amorosidade e por vezes não valorizados. Há esse pilar, que se anseia no meio das crianças, que não tem nada a ver com isso, os adultos precisam entender e fazer suas escolhas.

É na Educação Infantil que as crianças exploram o espaço em que vive e os objetos a sua volta com o corpo, por meio dos sentidos, gestos e os mais variados movimentos. É nesse contexto a partir das linguagens como música, dança, teatro e brincadeiras que elas estabelecem relações, expressam-se, brincam e produzem conhecimentos.

BNCC na Educação Infantil: Saiba quais são os novos enfoques acesso em 19/10/2023 às 10:00 horas.

Nelci Aparecida de Godoy e Rafaela Menegon
Enviado por Nelci Aparecida de Godoy em 19/10/2023
Código do texto: T7912223
Classificação de conteúdo: seguro