ZÉ PATOLA

O Zé Patola é um urubu, é amigo de todos os bichos e adora passear pela floresta. Uma certa manhã enquanto tomava banho de sol quando de repente passa uma linda águia voando baixinho. O urubu pensou alto: Se um dia eu puder realizar meus sonhos, um desses é ser igual a essa águia, voar até o infinito, ter essa plumagem linda e me renovar, assim nunca ficarei velho e enrugado.

A raposa e o gambá começaram a dar risadas, a tartaruga que nunca dizia nada disse em tom de deboche:

- Deixe de sonhar tão alto. A águia é uma ave limpa e só se alimenta de carne fresca, ela caça e você é diferente, espera que um morra para você atacar.então nunca se compare com ela.

O urubu ficou triste e disse:

- Que culpa tenho eu. Sigo o que a natureza ordenou a todos da minha espécie.

- Oras! Oras! - Se conforme com o que tem e como precisa fazer para sobreviver. Disse a macaca Marinete. Nem sempre é preciso ter tudo para ser feliz. Mesmo sendo um urubu, você é nosso amigo e nunca iria nos fazer mal.

O urubu até se animou com as palavras da amiga, aos poucos foi recuperando a sua alegria. E assim o tempo se passou, o urubu não sonhou mais em ser águia. Acreditava que Deus coloca no mundo para que cada um viva de acordo com a sua natureza.

E junto com seus amigos viveram felizes e unidos.

Autoria Irá Rodrigues.