HISTÓRIA SOBRE AUTISMO - MENINO MINO, QUE TEM MEDO DE SINO

MINO MENINO, QUE TEM MEDO DE SINO

(THAÍS FALLEIROS)

MINO É UM MENINO DE POUCOS AMIGOS E PREFERE FICAR CALADO.

GOSTA MESMO DE PASSEAR NO SEU MUNDO DE CRIAÇÃO, COM SEUS PAPÉIS, SUAS CAIXAS E SEUS POTES, OS QUAIS, EM SEGUNDOS, PODEM SE TRANSFORMAR EM AVIÕES DE VILÕES, CARROS DE SUPER-HERÓIS, BARCOS DE PIRATAS OU NAVES INTERGALÁTICAS DE EXTRATERRESTRES.

O MENINO MINO, NA VERDADE, SE CHAMA FIRMINO, MAS GANHOU ESSE APELIDO DE SEU TIO BINO (QUE NA VERDADE, SE CHAMA RONALDO E NINGUÉM SABE O PORQUÊ DO SEU APELIDO).

MINO TEM OLHOS GRANDES E VIDRADOS, ÀS VEZES LONGE, ÀS VEZES DESLIGADOS.

MAS QUANDO MINO SE INTERESSA POR ALGO, VAI AFUNDO E OS OLHOS FICAM FASCINADOS, E POR UM TEMPÃO VIAJA NA SUA IMAGINAÇÃO.

O GAROTO NÃO TEM MEDO DE QUASE NADA, O QUE DEIXA SUA FAMÍLIA CABREIRA E PREOCUPADA. O ÚNICO MEDO DE MINO É O SINO. O OBJETO QUE É FEITO DE METAL, FAZ UM BARULHO QUE PARECE O FAZER MAL.

ENTÃO, DONA MIRA, MÃE DE MINO, HÁ UNS TRÊS MESES, TEVE UMA IDEIA E RESOLVEU LEVAR SEU FILHO NUMA AULA DE MÚSICA PARA CRIANÇAS PEQUENAS.

E NÃO É QUE O MENINO ADOROU! CONHECEU O VIOLÃO, O TROMPETE E A FLAUTA. BRINCOU COM O TAMBORIM, COM O XILOFONE E COM UMA SANFONA. VIU UM BERIMBAU, UM CAVAQUINHO E UM TRIÂNGULO. E SE ASSUSTOU COM O TAMANHO DA HARPA, DA BATERIA E DO PIANO.

MINO AINDA TEM MEDO DE SINO, MAS NOS OUTROS SONS ELE SE ENCANTA. E ESTÁ TUDO BEM, AFINAL, NINGUÉM É IGUAL A NINGUÉM.

DEPOIS QUE MINO COMEÇOU A CONHECER OS INSTRUMENTOS, SUA AUDIÇÃO SE ABRIU PARA OUTROS SONS. HOJE O GURI PRESTA ATENÇÃO NOS PASSARINHOS, NAS CIGARRAS E NO SOM ESQUISITO DOS SAPOS À NOITE, QUE PARECEM ESTAR BATENDO EM ALGO LÁ NO LAGO PRÓXIMO À SUA CASA.

FIRMINO É MUITO INTELIGENTE E ESPERTO. AGORA ELE ANDA CANTAROLANDO PELA CASA, E SEMANA PASSADA A SUA PROFESSORA RELATOU À DONA MIRA, QUE SUA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA MELHOROU. MINO ACHOU ESSAS PALAVRAS COMPLICADAS, MAS RIU. E DISSE, COM MUITA DESTREZA: OBRIGADO!

A CADA DIA, O MENINO MINO EXPERIMENTA A SUPERAÇÃO DE FAZER ALGO NOVO, CONQUISTAS PEQUENAS E GRANDES, NÃO IMPORTA. CADA UM TEM AS SUAS PROVAS.

(Thaís Falleiros é escritora, professora, atriz e contadora de histórias. Para utilização do texto, é necessário a autorização da autora: @tata.batata.oficial ou (19)9.9432-8823)

Thaís Falleiros
Enviado por Thaís Falleiros em 15/03/2024
Reeditado em 15/03/2024
Código do texto: T8020452
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.