O Elefante

“O Elefante”

Meu nome é quase igual em todas as línguas. Acho que sua origem vem de duas palavras, ele e fante. Ou talvez dos próprios africanos que assim me chamavam.

A espécie é dividida em dois grandes ramos: os indianos e os africanos. Suas diferenças são marcantes, vejam algumas.

Africano Indiano

Maior Menor

Orelhas grandes Orelhas pequenas

Dorso em declive Dorso–as costas-em arco

Cor cinza escuro homogênea Rosto e tromba mais claros

Selvagem Domesticável, pode criar em casa

O elefante é o maior mamífero terrestre. Pesa até 06 toneladas, três jipões do meu pai. O filhote já nasce com mais de 100 quilos e mama 6 litros por dia. Andam em grupo com um macho dominante e várias fêmeas. O nome da fêmea é aliá. Aliás, se há uma turma deles, vira manada.

O que mais chama atenção num elefante? A tromba. A tromba é um rabo na frente, prende tudo. Um órgão prêensil. Os mais estudiosos colocaram o nome de prosbócide. Que coisa esquisita! Na verdade é o nariz dele que ficou muito comprido. Mas a natureza é muito sábia. Colocou uma tromba para ele pegar as coisas e não ter que se agachar. Orelhas enormes para se abanar do calor equatorial além das presas que o defendem, cavam e arrancam árvores. É um bicho muito bem feito.

Todo mundo quer ver um deles. Mas existem pessoas más que os matam só para tirar as presas, do valioso marfim. Jóias caríssimas são feitas com ele. Todo cabo de espada bom, é de marfim.

A pele do animal é a mais grossa do planeta, parecida somente com a do rinoceronte. Por isso seu outro nome é paquiderme. Paqui quer dizer grosso em latim e derme é pele, pois a mamãe é médica de pele, Dermatologista.

Outros animais têm tromba, como a anta e o elefante-marinho, mas nada igual ao original. Todo bicho grandão às vezes acrescenta o sobrenome de elefante. Existe a formiga-elefante, a foca-elefante.

Na literatura achei vários elefantes famosos, uns com nome; como o Dumbo – da Disney, que voava. Ainda bem que na vida real eles não voam, já pensou um cocô deles caindo na cabeça da gente? Credo. Outro é o Tantor, do Tarzan. E por fim um pequeno filhote, companheiro do Mogli, indiano e muito legal, apenas este animal consegue enfrentar um tigre e vencer. Por falar em vitória, a única oportunidade em que o Império Romano foi atacado e derrotado ocorreu quando Aníbal invadiu a “bota”, chegando de barco, pela Tunísia. Ele vinha montado em seu elefante de guerra com uma manada ao seu comando. Ah, e eu não posso me esquecer do Jotalhão, do gibi da Mônica, ele é um africano.

A palavra elefante também serve para xingar uma pessoa que é gorda e grande demais. Eu não acho certo, mas o povo fala. Também existiu um homem muito feio- do século XIX- que tinha esse apelido porque seu rosto era cheio de pele dependurada. O Homem-Elefante. Escreveram livros, peças de teatro e até filmaram. Seu esqueleto se encontra em exposição no Museu de História Natural de Londres.

Desenhar elefante é muito legal, aprendi duas maneiras boas de fazê-lo. Que ver?

1. Faça um arco grande e outro menor por dentro. É o bumbum. Ele está de costas.

2. Depois faça pequenos arcos nos pés. São as unhas.

3. Faça um rabinho curvadinho saindo do meio do dois arcos.

4. A tromba sai da ponta do arco.

5. E as enormes orelhas da lateral. Ficou pronto.

A outra eu vou riscar, mas não vou falar... Bem, faça um quadrado e coloque quatro bolas dentro dele e dentro das bolas desenhe igualzinho os arcos dos pés. A galera vai dizer que é um fogão de quatro bocas, mas na realidade é um elefante que entrou no apartamento do vizinho de cima e como ele é muito pesado, suas patas furaram o teto. Eheheheh !

(desenhe aqui)

E as piadinhas de elefante? Quer uma suja e pesada?

Um elefante caiu na lama.

Como colocar 04 elefantes em um Fusca verde?

Fácil, dois na frente e dois atrás.

E para colocar 04 girafas?

Bem, tem que abrir a porta, sair os elefantes e depois elas entrarem.

Como sabemos que os elefantes foram ao cinema?

Simples, basta olhar se há um Fusca verde na porta.

Porque os elefantes compraram óculos?

Para VER DE perto.

E porque depois trocaram o Fusca verde por um vermelho?

Para VER MELHOr.

Quando eles vão morrer, é verdade que se afastam. Mas não existe propriamente um cemitério de elefantes. Somente escolhem um lugar isolado porque a carcaça enorme atrai predadores. Leões, chacais e hienas; que poderiam atacar os vivos. Lá eles dão uns gritos altos, tipo assim: aaaaaaaaahaaaaaaaah, é o barrido. Acho que eles pensam em seus ancestrais, os avós, bisavós, tataravós, os mamutes. Na época que a Terra era coberta de gelo, eles reinavam, eu vi no filme A Era do Gelo. E aí eles deitam e dormem.

Bem, acho que de elefantes vocês estão cheios. Mas que eles são sensacionais isso eles são, né?

JB Alencastro, pai da Maria Clara.

JB Alencastro
Enviado por JB Alencastro em 12/01/2008
Código do texto: T813601
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.