A Importância de Dividir

Fred é filho único e acaba de se mudar com seus pais para um bairro na melhor casa de uma rua. O nome do bairro é Amizade, o nome da rua é Rua dos amigos.

Fred é um menino de oito anos , filho de Ricardo e Júlia.

A pequena família foi morar próxima á casa dos avós de Fred, o nome dos avós é Sr. Hélio e D.Joana.

O pai de Fred é fotografo de jornais e revistas e a mãe é professora na escola em que Fred estuda.

Em sua nova casa no Bairro da Amizade Fred vê a necessidade de fazer novos amiguinhos para poder brincar, e começa a passear pela Rua dos Amigos para se enturmar e conhecer outras crianças.

Durante a caminhada Fred conhece o japonesinho Akira que é filho do vendedor de sorvete Sr. Takame, Mnoelito filho do português Sr. Joaquim e D.Amália e o garoto da favela ao lado conhecido como Carlito que é filho de um catador de papel e uma lavadeira.

Fred se apresentou para todos dizendo ser o novo morador daquele lugar.

Todos os meninos gostaram de Fred apesar de achá-lo diferente das outras crianças do bairro.

Pela maneira que se vestia e pela casa que morava , dava para perceber que Fred era um menino com mais recursos que eles, mas mesmo assim o receberam bem e tornaram-se amigos do garoto.

Os três garotos que Fred conheceu o convidaram para jogar bola com eles e outros meninos que moravam ali perto.

Ele aceitou e foi até o campinho para poder começar a brincar.

Ao chegar Fred viu os meninos juntando várias meias velhas e rasgadas para formar uma bola de futebol.

Fred pensou numa coisa:

Eu tenho uma bola de futebol novinha em casa, vou pegá-la para jogar com meus novos amigos.

Fred disse a eles que estava indo para casa e voltaria bem rapidinho com uma surpresa.

Ao chegar em casa Fred pegou uma sacola e colocou a bola dentro dela para fazer a surpresa aos meninos e calçou um par de chuteiras novas.

Ao chegar no local onde ás outras crianças começaram a brincar Fred percebeu que o campinho que les brincavam era de terra e não de grama ou cimento como era o do antigo bairro em que morava

e da escola em que estuda.

O menino viu também que os outros não tinham um par de chuteiras bonitas com ás dele e todos brincavam com os pés descalços.

Akira perguntou:

Fred você não vem brincar com a gente?

Fred ficou em silêncio por alguns segundos.

Eu não posso brincar com vocêsd agora porque minha mãe está a minha espera em casa para o almoço.

Fred na verdade mentiu para Akira porque não queria jogar descalço e nem usar a bola novinha que ganhou de seu pai naquele camoinho de terra.

Por alguns dias o jovenzinho não saiu de casa porque não queria se misturar com aqueles garotos pobres.

Fred passava horas na janela vendo o tempo passar e não arredava o pé dali, só saía para ir a escola.

Mas um dia ele não aguentou e resolveu sair um pouco de casa e passear pela rua.

Ao sair Fred começou a notar algumas coisas:

Viu Carlito dividindo um papelão com outro menino que ele ainda não conhecia, e os dois sentaram no papelão e começaram a descer o barranco muito alegres se divertindo muito com aquilo.

Manoelito ensinava sua irmãzinha mais nova a soltar pipa e eles também se alegraram e se divertiam muito.

Akira jogava bolinhas de gude com os coleguinhas e vibrava muito cada vez que levava a melhor e ficava com bolinhas para ele.

Então Fred percebeu que aqueles meninos não tinham muito, mas sabiam dividir o pouco que tinham.

Fred aprendeu a lidar com as diferenças entre ele e os novos coleguinhas e passou a não ficar mais preso dentro de casa e sim livre para poder dividir o que tem e ter cada vez mais amigos.

Fábio Brandão
Enviado por Fábio Brandão em 01/02/2008
Código do texto: T842318
Classificação de conteúdo: seguro