LECA _ APerereca Sapeca



L E C A

A PERERECA SAPECA




LÁ LONGE, NO GROTÃO, NUMA LAGOA DE ÁGUAS CLARAS, NUMA MANHÃ ENSOLARADA E EMBALADA PELO CANTO DOS PÁSSAROS, NASCEU UMA LINDA PERERECA.
ERA MIUDINHA E DE PELE VERDINHA, IGUAL AS FOLHAS DAS ÁRVORES.
ELA ADORAVA TOMAR SOL ENCARAPITADA SOBRE UMA FOLHA DE TABOA QUE HAVIA NASCIDO BEM no MEIO DA LAGOA.
POR SER VERDINHA, ELA SE CONFUNDIA COM A VEGETAÇÃO E ASSIM SE PROTEGIA DOS SEUS PREDADORES E OS MAIS PERIGOSOS ERAM :
A DONA COMPRIDA, UMA COBRA HORRÍVEL QUE VIVIA A PERSEGUI-LA;
O SEU BICÃO, O GAVIÃ;
O E O RAPÉ, UM ENORME JACARÉ.

SUA GRANDE ALEGRIA ERA QUANDO UM INSETO PEQUENINO SE APROXIMAVA E ELA VUPT O ENGOLIA.
ESTAVA FEITO O LANCHINHO.

DE CIMA DA TABOA ELA FICAVA A CONTEMPLAR OS PEIXINHOS SOB AS ÁGUAS DA LAGOA.

QUANDO APARECIA ALGUM PESCADOR, ELA DAVA SEU GRITINHO CARACTERÍSTICO PARA AVISÁ-LOS DO PERIGO.
SEMPRE CONVERSAVA COM OS LAMBARIZINHOS,
OS GUARÚS, OS BAGRINHOS, OS MANDIZINHOS E TODOS OS HABITANTES DA LAGOA.

DE TODOS O QUE MAIS LHE CHAMAVA A ATENÇÃO ÉRA O VAGA-LUME OU PIRILAMPO, ELA FICAVA INTRIGADA COMO A NOITE ELE ACENDIA UMA LUZINHA NA TRAZEIRA , COISA ESQUISITA E SEM EXPLICAÇÃO.

BISBILHOTEIRA COMO SÓ ELA SABIA SER, SE INTROMETIA EM TODOS OS ASSUNTOS E QUERIA SABER DA VIDA DE TODO MUNDO.

PERGUNTAVA COMO ESTAVA A DONA CASCUDA.

QUANDO A DONA TRAÍRA IRIA TER NOVOS FILHOTINHOS.

SABER DO SENHOR CASCUDO SE SEU FILHO MACHUCADO PELO ANZOL DE UM PESCADOR JÁ HAVIA SAÍDO DO HOSPITAL.

SE O SENHOR RAGÚ, O SAPO CURURÚ, TINHA ALGUMA PREVISÃO DO TEMPO, POIS NÃO QUERIA PERDER AQUELA MANHÃ LINDA DE SOL.

SE O SENHOR BAGRE JÁ HAVIA SARADO DA GRIPE.

COMO IA O NAMORO DA VIZINHA.


OS PEIXINHOS, ENTRE UM SORRISO E OUTRO,
ENTRE UM GLUG GLUG E OUTRO, PACIENTEMENTE REPONDIAM TUDO PARA FELICIDADE DELA.

UM certo dia LECA QUERIA SABER POR QUE A DONA TRAÍRA ERA MAL QUISTA.

LHE FOI DADA A EXPLICAÇÃO QUE TRAIRGEM É QUEBRA DE COMPROMISSO , É PASSAR PARA O LADO DO INIMIGO.

ELA OUVIA E NÃO ENTENDIA COMO TANTOS ANIMAIS MORANDO E CONVIVENDO, SE PERMITIAM A FALTA DE AMIZADE E COMPANHEIRISMO.

DE CERTA FEITA LEVOU A MAIOR BRONCA DO SEU RAGU ( O CHEFE DOS SAPOS) QUANDO QUIS SABER POR QUE AQUELA PEIXONA LINDA E ÓTIMA NADADORA ERA CHAMADA DE PIRANHA. A CARRASPANA FOI TÃO GRANDE QUE NAQUELA NOITE ELA CUSTOU A PEGAR NO SONO, A LUA JÁ ESTAVA NA DESCENDENTE QUANO ELA CONSEGUIU PREGAR OS OLHINHOS.

UM DIA ELA PERGUNTOU POR QUE HAVIA TANTA DISCUSSÃO NA TOCA DO SENHOR MANDÍ.
SERIA PORQUE ELE PASSAVA O DIA TODO NO BAR E VOLTAVA PARA CASA EMBRIAGADO?
AÍ A COISA PEGOU FEIA.
O MANDIZINHO QUE PASSAVA POR ALI OUVIU A PERGUNTA E SE IRRITOU, DIZENDO QUE NINGUÉM TINHA NADA À VER COM OS PROBLEMAS DA FAMÍLIA DELE E QUE CADA UM CUIDASSE DA PRÓPRIA VIDA EM VEZ DE FICAR FALANDO DA VIDA ALHEIA.
OS PEIXINHOS PASSARAM A DEFENDER A LECA E SURTOU GERAL.

DONA GIA SE APROXIMOU E PÔS -SE A CONTEMPORIZAR A SITUAÇÃO E APROVEITOU
PARA FAZER UM LONGO SERMÃO.

FALOU DE AMIZADE, COMPANHEIRISMO, FRATERNIDADE, EDUCAÇÃO, RESPEITO, COMPREENSÃO, PERDÃO E FOI FALANDO,
FALANDO,
FALANDO...

TANTO FALOU QUE OS PEIXINHOS DORMIRAM E A LECA COCHILOU, PERDEU O EQUILÍBRIO E PLAFT
CAIU NA ÁGUA.

DONA GIA, MAIS QUE DEPRESSA, AGARROU A PERERECA E SAIU EM DESABALADA CARREIRA.
A DONA COMPRIDA , A COBRA, JÁ ESTAVA PRONTA E PRÓXIMA O SUFICIENTE PARA DAR O BOTE E ALMOÇAR A LECA.

EM CASA, DONA GIA, ACONSELHOU A LECA PARA
QUE NÃO ARRUMASSE MAIS CONFUSÃO COM OS AMIGOS, QUE SE TORNASSE UMA PEREREQUINHA OBDIENTE, RESPEITADORA E EDUCADA. INCLUSIVE QUE PRESTASSE ATENÇÃO QUANDO OS ADULTOS ESTIVESSEM FALANDO COM ELA.
ELA OUVIU TUDO COM UM POUCO DE VERGONHA FICANDO VERDE-AVERELHADA E
LECA PROMETEU QUE DALI PARA FRENTE SERIA MAIS ATENCIOSA E OBDIENTE COMO OS PAIS QUEREM QUE TODAS AS CRIANÇAS SEJAM.