Dividir O Frango

Que vovó contava

Um jovem e viçoso príncipe cansado de estar só e da monotonia do seu reino largou tudo e ganhou o mundo. Mandou que preparasse a carruagem e partiu. Levou consigo o necessário e dois criados de confiança. A finalidade de tudo isso era arrumar moça bela, mas também que fosse inteligente.

Em certo reino ultrajando vestes simples, pediram repouso em uma casa simples de uma vila. Era um casal já de idade e sua filha jovem e bela, mas também muito esperta e inteligente exatamente como o príncipe deseja. A família ficou sem jeito de receber sua alteza real. Pois o príncipe havia revelado a sua identidade.

Ao sair para um passeio o jovem príncipe disse para o senhor: - A lubrina ta na serra! E quando descansou debaixo de uma árvore abriu o guarda-chuva e quando saiu debaixo do sol quente, fechou-o.

À noite os pais cochichavam na cozinha com a filha e contou tudo que o príncipe fez. A jovem Jade mandou que eles falassem baixo para acordar o príncipe e respondeu-lhes: - Não Vê que tudo que ele fez tem um significado? Os pais arregalaram os olhos.

E deu sua versão: - Ele abriu o guarda – chuva para não cair coisas em sua cabeça e fechou porque o dia estava bonito e não precisa mais usar o guarda – chuva e quando disse que a lubrina está na serra, estava querendo dizer que o senhor tem a cabeça toda branca.

Do quarto o príncipe ouvia tudo e pensou: - E com essa que eu vou casar.

Na hora do jantar a única coisa que tinha para comer era uma galinha velha no quintal que a assaram. Mas foi o príncipe que fez a divisão.

- Deu os pés para os criados.

- O pescoço e a cabeça para o velho.

_ As asas para a moça.

_ E o príncipe ficou com o resto.

O velho ficou indignado reclamou com a filha e mais uma vez ela explicou: - Isso também tem um significado...

Ele deu os pés para os criados porque eles vão andar muito. Para o senhor ele deu o pescoço e a cabeça porque é o chefe da família. E a mamãe deu o peito porque ela carrega todo o peso da casa. E para mim ele deu as asas porque sou moça e um dia hei de voar.

O príncipe ouvia tudo e apaixonou-se de vez. Jade era a moça que tanto procurou. Então os criados prepararam a carruagem e foram todos para o palácio real. Os jovens se casaram e foram felizes para sempre...

autor desconhecido

Marli Caldeira Melris
Enviado por Marli Caldeira Melris em 21/03/2008
Reeditado em 17/08/2011
Código do texto: T910652
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.