O Melhor de Todos Os Tesouros

Carlito é um menino muito pobre que vive em uma favela chamada Esperança que fica ao lado do Bairro da Amizade onde mora seu amigo Fred que é o garoto mais rico do bairro, Akira que é filho do sorveteiro Takame, Manoelito filho do português Sr Joaquim D. Amália.

Todo o dia Carlito acorda cedo para ir a escola e depois que volta para a casa almoça rapidamente e depois pega a sua caixa de engraxate e vai para a cidade trabalhar.

Antes de chegar em seu local de trabalho Carlito parou em frente á vitrine de uma loja e viu vários ovos de chocolate expostos para á venda, pois era época de páscoa.

O garoto ficou de olhos arregalados ao ver tanta coisa gostosa em sua frente, mas também ficou triste porque não tinha dinheiro para comprar ovo de páscoa, pois o que ganhava engraxando sapato era para ajudar em casa.

Alguns minutos olhando para a vitrine eis que uma voz chama o garoto Carlito. Era o italiano Genaro que gostava muito do trabalho de engraxate de Carlito e gostava também muito do menino.

O italiano começou a conversar com Carlito á respeito de amizade e quando a gente menos imagina sempre tem alguém para nos estender ás mãos e nos abençoar.

Fim do dia após engraxar o último sapato Carlito pegou sua caixa, colocou nas costas e foi embora para casa. No caminho porem Carlito encontrou Fred e Manoelito sentados em um banco de praça á frente da mercearia de Sr Joaquim saboreando um delicioso ovo de páscoa.

Carlito olhava com muita vontade de também provar um pedacinho que fosse daquele chocolate.

Ele ficou parado olhando para os dois sem dizer nada, até que Fred perguntou:

Você está tão triste Carlito a gente pode te ajudar em alguma coisa?

Não é nada disse o menino virando ás costas e indo embora.

Ao chegar em casa o menino foi tomar um banho e depois comer alguma coisa que tivesse em casa junto com seus pais e irmãos menores.

Os pais de Carlito olhavam preocupados para o menino querendo saber porque ele estava tão calado.

Carlito resolveu falar á verdade para seus pais. Ele disse que queria comer um ovo de páscoa e não conseguia dinheiro para comprar nem para ele e nem para seus irmãos menores.

A mãe ficou com o coração apertado de ver o filho triste e não poder dar esse presente para Carlito, pois o dinheiro que ela ganhava lavando roupa e seu marido catando papelão mal davam para alimentar a família.

Mas o pai de Carlito mesmo sabendo que não poderia dar um ovo de páscoa ao filho, sabia que carinho ele poderia dar e pegou o menino no colo e deu um abraço bem apertado nele o consolando enquanto uma lagrima corria em seus olhos.

Carlito apesar de ser um menino esperto, trabalhador e esforçado, não deixava de ser uma criança e ainda não conseguia entender porque ás coisas era assim e porque sua família passava tantas dificuldades?

O menino adormeceu nos braços do pai que o colocou em sua cama o cobrindo carinhosamente.

À noite o pai de Carlito fez uma oração pedindo á Deus que se ele não pudesse dar essa alegria ao filho que o Senhor levantasse alguém para fazer essa boa ação.

De manhã ao acordar Carlito tomou uma xícara de café e comeu um pãozinho antes de ir para a escola.

Depois voltou para a casa como todos os dias, fez sua humilde refeição e foi novamente trabalhar com sua caixa de engraxate.

O garoto mais uma vez parou e ficou olhando aqueles ovos de páscoa bonitos e prontos para comer.

Enquanto o menino admirava aquele chocolate todo da loja eis que a voz inconfundível do sotaque italiano de Sr Genaro chamava Carlito.

Ao olhar para trás Carlito viu Sr Genaro com uma linda caixa toda colorida dizendo que tinha um presente para ele.

Sr Genaro entregou a caixa a Carlito e ao abrir o menino viu um enorme ovo de páscoa que o deixou encantado como se ele estivesse vendo á coisa mais maravilhosa do mundo, na verdade naquele momento era sim a coisa mais maravilhosa do mundo para Sr Genaro fazer uma criança feliz.

Carlito ficou tão feliz que antes de comer o seu ovo de páscoa deu um abraço em seu Genaro agradecendo o presente.

O italiano se abaixou e acolheu o jovenzinho em seus braços dizendo que suas mãos vão estar sempre estendidas para ele, porque ele o ama e deseja vê-lo feliz.

Fim de mais um dia e o garoto volta muito satisfeito para a casa imaginando que ficaria ainda mais feliz se sua família tivesse ás mesmas alegrias que ele teve nesse dia.

Ao chegar em casa para a sua surpresa encontrou seus dois irmãozinhos com as mãos e o rosto todo sujo de chocolate.

Manoelito e Fred estavam ali e resolveram levar alguns presentes para a família de Carlito.

O garoto se juntou a Fred, Manoelito e Akira que chegou em seguida e fez um circulo dando ás mãos uns aos outros.

Carlito aprendeu que mesmo não tendo dinheiro, se você tem amigos, você tem o melhor de todos os tesouros.

Fábio Brandão
Enviado por Fábio Brandão em 21/03/2008
Código do texto: T910657
Classificação de conteúdo: seguro