A FORTUNA DA VIDA

 

Ao dormir com os meus sete para oito anos, ouvia histórias diversas, contadas pela minha mãe, mas não entendia muito os significados subliminares, com o tempo, fui relembrando e analisando os objetivos das histórias, eram de cultivar uma cultura de honestidade, irmandade e vida próspera nos corações de seus quatro filhos, felizes eram aqueles momentos e eu não sabia, então resolvi recordar uma das histórias antigas:

 

Tendo a certeza de que não viveria muito tempo, sentindo-se mal, já no último dia de vida, o velho Samuel chamou para perto de seu leito de agonia os quatro filhos que tinha e lhes disse:

 

- ‘Meus filhos: até hoje nós vivemos razoavelmente, nem ricos nem pobres, somente por culpa vossa. Enquanto fui moço e forte trabalhei no serviço da lavoura. Depois vocês foram  crescendo, mas jamais gostaram  trabalhar, auxiliando-me, assim, quando eu fechar os olhos, sei que venderão  esta fazenda e que, acabando o dinheiro, vos tornareis vagabundos.... talvez ladrões..... talvez assassinos....e outras coisa horrendas. Prevendo isso, economizei quando pude, e deixei a vocês  uma grande fortuna. Enterrei nestes campos vários cofres de ouro e pedras preciosas. Não me lembro mais em que lugar. Procurai-os,  com afinco  que os achareis”.

 

- O velho Samuel morreu, e a partir do dia seguinte do enterro do bondoso homem,  os quatro jovens, começaram desesperadamente  a revolver as terras, em todos os sentidos, na esperança de encontrar os tesouros oculto.

 

- Passaram dias, semanas, meses e os moços não cessavam de procurar. Nesse intervalo, perceberam que com aquele trabalho de busca,  a terra seca e árida foi revigorando, as árvores nativas floresciam e carregavam de frutos, as hortaliças abundavam, os cafezais  produziam espantosamente, o capim especial para o gado estava o dobro de tamanho, as vacas antes magras agora produzindo leite em abundância, as galinhas multiplicaram de quantidade juntamente com os ovos, tudo era farto e maravilhoso e eles ao recolherem para a manutenção da família e venderem o excesso, tomaram gosto pela terra e pelo trabalho, um dia os irmãos e família reunidos refletindo  sobre o assunto do tesouro, então compreenderam os estratagema de seu querido pai.

 

- Não havia dinheiro algum enterrado, a vontade do velho era em provar que o trabalho é nobre, a terra era boa e a amizade entre  irmão vale mais que qualquer tesouro na face da terra..... assim, eles continuaram a trabalhar na terra, produzir muito e viveram em abundância..., que Deus te ponha virtude.

Kulayb
Enviado por Kulayb em 12/05/2008
Reeditado em 12/05/2008
Código do texto: T985892
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.