IX Encontro Nacional da Pastoral da Juventude

ENCONTRO NACIONAL DA PASTORAL DA JUVENTUDE

NATAL-RN, DE 11 A 17 DE JANEIRO DE 2009

“Eu vi, eu vi, ô, ô, ô juventude brasileira, é você, somos nós, eu sou... De mãos dadas vamos juntos construir, a Civilização do Amor.” Refrão do Hino do 9° ENPJ.

“Nunca se viu nada igual em Natal”. Quem participou do IX Encontro Nacional da Pastoral da Juventude-ENPJ- em Natal-RN durante os dias 11 a 17 de janeiro/2009 conhece muito bem este refrão que traduz tudo aquilo que vivemos em terras potiguares.

Participaram cerca de 500 jovens/delegados das mais diversas regiões deste nosso país continental. Foi uma mistura de sotaques, comidas típicas, danças, músicas e tantas outras manifestações culturais existentes no Brasil. No rosto de cada delegado refletia a alegria, entusiasmo e os sonhos dos nossos grupos de jovens ali representados por eles/nós. A estrela de Natal guiou nossos ideais durante estes sete dias rumo a Civilização do Amor que agora continua sendo construída nas nossas bases por nossas próprias mãos.

Um dos momentos mais fortes do encontro sem duvida alguma foi a Missão realizada nas comunidades de cidades vizinhas de Natal-RN. O acolhimento das pessoas, a atenção, a disponibilidade foi importantíssimo para o sucesso da Missão. Ao retornar no final do dia para o Colégio Marista (local do encontro) era visível no rosto de cada jovem o brilho espontâneo e a alegria de passar por aquela experiência que marcou a vida de cada um.

“Não existem palavras para expressar os sentimentos que perpassaram o encontro, amizades, cheiros, aconchegos, chamegos... Que lindo ver os jovens se encontrando e reencontrando. Foi olhando para os diferentes rostos de nossos jovens, vivendo a experiência missionária de ir ao encontro dos outros, conhecendo a realidade. Refletindo nosso papel na Bíblia, na Igreja, nos descobrindo como um lugar Teológico que conseguimos refletir nosso projeto de vida, e embalados pelos cata-ventos assumimos nossa missão nos projetos da Pastoral da Juventude.” Disse Janaína Oliveira – Erechim-RS - Coordenadora Diocesana.

O Encontro Nacional da PJ possibilitou uma troca de experiência e descobertas. A grande maioria era a primeira vez que participava de um encontro nacional. Cada dia que passava, nossas amizades eram mais frequentes e familiares. Foi um momento de experimentarmos algo novo, de nos fortalecermos para fortalecer a base; momento de enxergar que somos jovens e que para construir a Civilização do Amor precisamos sonhar diferente e sem medo das diferenças.

Entrevista para o programa de rádio da PJ de Itarantim-Bahia, “A Juventude não pode parar”, Hildete, Secretaria Nacional da PJ, relatou que “... a civilização do amor em minha opinião é a concretização do Reino de Deus, este Reino que ta claro no Evangelho, que é um Reino de Justiça, um Reino de Paz, um Reino de Amor. E esta construção começa com gestos simples, começa na nossa família, com interação com o outro, a relação conosco mesmo, enfim, são relações, são cuidados que a gente deve ter todos os dias buscando respeitar as pessoas. Buscando lutar pelos nossos direitos pra que todas as pessoas tenham vida em abundância, e quando isso acontecer, o Reino de Deus estará concretizado.”

Indagada sobre a atuação dos jovens delegados do IX ENPJ ao retornar às suas comunidades/paróquias/dioceses no trabalho com a PJ, Hildete ressaltou “... esperamos que ao voltar estas pessoas possam levar um pouco desta experiência de Natal pra os jovens que estão lá esperando, que enviaram eles e que aguardam ansiosos por este retorno. Então, que estas pessoas possam levar na bagagem muita animação, muita experiência, formação, enfim, as coisas que eles aprenderam aqui e possam aplicar isso em sua realidade pra ajudar na formação da nossa juventude pra que ela tenha mais vida.”

“Sou PJ, de Coração!!!”

“Sou PJ, de Coração!!!”

“Sou PJ, de Coração!!!”

Fonte: www.vicariatosaojoao.blogspot.com

Fabio Ferreira

Arquidiocese de Vitoria da Conquista-Ba

fabiorusso7@hotmail.com

(73) 8121 6309

agagagagaga
Enviado por agagagagaga em 29/01/2009
Código do texto: T1411740
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.