Ana aprendendo a tabuada nos dedos.

Ana aprendendo a tabuada nos dedos.

Me chamo Tereza e Ana é minha melhor amiga, vou contar nossa história de como aprendemos a Tabuada acima do 5 com grande facilidade.

Nós estudamos na Escola Municipal Nossa Senhora das Graças é uma escola maravilhosa, na entrada tem um jardim, tem patio para brincarmos com nossas amigas, nós corremos brincando de pega-pega nossa brincadeira favorita e de esconder, as vezes jogamos vôlei, mas não é sempre que jogamos bola, pois os meninos vivem querendo emprestar a bola para jogar futebol e nós sempre convidamos eles para brincarem conosco pois a bola é nossa.

Quando entramos na nossa sala de aula que tem uma pintura azul clarinha, minha cor predileta, a nossa professora se chama Miriam, tem uma voz que é doce quando fala nosso nome, e ela conta histórias como nenhuma outra professora.

A professora Miriam nos ensina tantas coisas .

Hoje é dia de Matemática, nossa que matéria mais complicada de se aprender, ainda bem que consegui decorar ate o cinco a tabuada , nossa que sufoco, então Miriam falou que a tabuada do 6 do 7 do 8 do 9 são bem fáceis de se aprender.

-Mas como pode ser fácil se foi um horrível decorar ate o 5?

Miriam sorriu e disse, hoje vocês vão aprender a tabuada nos dedos,pegando a caneta começou a escrever os números nos dedos da mão esquerda de Ana

6 no dedo Mínimo,

O 7 o Anelar,:

O 8 o dedo Médio;

O 9 o Indicador .

Fazendo isto também com a mão direita .

Ficamos todos em silencio so olhando pra ver no que ia dar, imagine tabuada nos dedos que seria isto afinal?

Então falou : quando formos fazer 7x7 deveremos abaixar os dedos que correspondem o 6 e o 7 o dedo Mínimo e o Anelar das duas mãos pois era 7x7, e que cada dedo abaixado valia 10, então perguntou pra Ana que somasse os dedos abaixados, ela ficou olhando as mãos e começou a contar 10+ 10= 20 nesta mão e 10+10= 20 na outra mão, todos juntos ficam 40.

Então Miriam falou os que estão para cima que não foram abaixados são vezes, então vamos contar os dedos : Três na mão esquerda , vezes Três na esquerda é igual a quanto, mesmo?

E toda a sala falou em unis soro que 3X 3 é igual a 9.

E Miriam falou:-Somando os 40 mais os nove quanto é que fica?

_Quarenta e nove todos respondemos juntos.

E Ana começou a perguntar para a professora se poderia fazer mais tabuadas alem do 7 e ela respondeu:

-Sim claro a tabuada do 6 do 7 do 8 e do 9 vocês com facilidade podem fazer nos dedos vamos fazer 8X 8 = 64, vamos pegar e abaixar os dedos que estão escritos o 6 o 7 e o 8, das duas mãos e somar , cada um valendo 10.

10+ 10+10+10+10+10= 60, os que estão levantados representam vezes sobraram dois dedos de cada mão então 2X 2= 4, ficando então 64.

Ana não cabia em si de contentamento e aprendeu tão rapidinho a tabuada, eu francamente achei complicada pois Matemática é sempre complicado mesmo, então a professora Miriam passou a lição de casa para fazermos a Tabuada até o 5 no caderno para relembrarmos .

Nós nos reunimos para fazer a dita tabuada, na minha casa e foi moleza, pois já havíamos decorado, mas eu não entendia como funcionava a tabuada nos dedos.

Então Ana falou:Vamos brincar de escolinha lá em casa, tem um quadro e giz e minha mãe deixa nos brincarmos na garagem, vamos todas lá agora. E fomos mesmo, Cristina foi conosco.

Chegando a casa de Ana que já não se chamava Ana agora, pois deveríamos chama-la de professora Miriam, pegou a caneta e começou a escrever nos nossos dedos .

6 no dedo Mínimo,

O 7 o Anelar,:

O 8 o dedo Médio;

O 9 o Indicador .

Fazendo o mesmo com minha mão esquerda.

Então vamos fazer a tabuada no 9

9X9=81 falou Cristina que estudava em uma turma mais avançada.

Ana começou a baixar os meus dedos e foi dizendo os que estão abaixado valem 10 cada um, então abaixou o dedo Mínimo, o Anelar o Médio e so ficou o polegar em pé como disse Ana, fazendo o mesmo com a mão direita, só sobrando o polegar de cada mão que ficando 1X 1 =1 disse Cristina.

Então eu entendi e começamos a fazer toda a tabuada ajudada por Cristina e ao mesmo tempo ensinando a ela como se fazia nos dedos, ela ficou tão entusiasmada que falou que ia ensinar Pedro seu irmão que não sabia a tabuada.

Brincamos a tarde toda de professora, revesando nossos papeis, hora uma sendo a professora , hora outra.

Quando cheguei para a escola eu fui a primeira a mostrar meu caderno para a professora Miriam, que me disse: -Meus Parabéns Tereza.

Então Ana mostrou se caderno com a tarefa completa e mais as outras tabuadas todas feitas e a professora com aquele sorriso cativante falou: -Meninas vocês estão todas de Parabéns, gostaria que fossem minhas ajudantes hoje para podermos ensinar os colegas a fazerem como vocês fizeram.

Eu fiquei feliz demais, pois eu ate pude sentar do lado de Rafael e ajuda-lo na tarefa, e ele me olhou com aquele olhar todo charmoso e na hora do recreio me deu uma flor de presente, como ele dava as vezes para a professora Miriam, no momento que olhei a flor me senti uma pro de verdade e Ana recebeu um abraço tão gostoso de agradecimento de Carla, que nunca tinha achado Matemática tão divertida.

Mas eu fiquei olhando Ana, que a partir desse dia, começou a ser nossa professora nas nossas tardes de brincadeiras na garagem de sua casa, e sempre dizia: - Quando eu crescer quero ser uma professora como Miriam, pois ela me ensinou a descomplicar a complicada Matemática.