Ana ensinando a tabuada nos dedos.

Ana ensinando a tabuada nos dedos.

Ana é uma professora muito dedicada, os alunos de Ana aprendem tudo o que ela ensina.

Sou uma das alunas me chamo Maria e minha melhor amiga é Clara, nós estamos aprendendo a dita tabuada, nossa que sufoco, eu odeio Matemática eu vim transferida de outra escola , nosso professor era um morfético, credo eu odeio ele, todo sisudo, vivia so me dizendo que nós não aprendíamos nada porque eramos preguiçosos.

Hoje é meu primeiro dia na sala de Ana, estou apreensiva, minhas mãos estão suando nossa que raiva , entrei com o pé esquerdo hoje tem Matemática , logo agora que eu já estava simpatizando com a professora Ana, eu sabia que a fada iria virar lagartixa mesmo.

Então Ana com aquela voz doce, mas cheia de autoridade quando quero fazer uma fofoquinha me virando para trás para falar com Clara, ela me repreende me chamando atenção me pedindo para virar para frente e prestar atenção em seus dedos, o que eu quero saber com dedos, se vim aprender Matemática, credo que professora mais esquisita.

E estou divagando nem prestei atenção na professora, que explica que devemos abaixar 3 dedos de uma mão e três dedos de outra, e os que ficaram levantados são vezes. Cada um que esta abaixado vale 10 e os que estão levantados são um vezes o outro da outra mão, baixei 3 de uma mão então são 30 e 3 da outra mão que somados ficam 60, e os 2 da mão esquerda vezes os dois da direita são 4, nossa deu 64, então oito vezes oito é 64. Já entendi:

o dedo mínimo representa o numero 6,

o dedo anelar o numero 7,

o dedo médio o numero 8

o dedo indicador o numero 9.

Cada vez que eu abaixar dependendo da tabuada que quero fazer que acima do 5 posso fazer a tabuada do 6 do 7 do 8 e o 9 nos dedos que maravilha.

Bom então vamos começar com 6x6 que sei que é 36, vamos ver como fazer então:

Abaixo somente o dedo mínimo da mão direita e o dedo mínimo da mão esquerda, somando dá 20, e os que ficaram levantados eu conto:1,2,3,4 ,são quatro dedos da mão direita e quatro da mão esquerda que : 4x4= 16, somando :20=16=36. Oba entendi. tenho que fazer então do 7x6, vamos ver : abaixo dois dedos da mão esquerda , o mímimo e o anelar e o mínimo da mão direita que somados ficam 30, já que cada dedo vale 10 quando é abaixado e os que estão levantados são um vezes os outros. Deixe me ver 7x6, baixei dois da mão esquerda= 20+10 da mão direita nossa estou me confundindo vou marcar nos meus dedos numero 6 para o dedo mínimo , numero 7 para o dedo anelar, nossa borrei os números na minha mão. Hó Clara me ajude a escrever os números e me ensine como funciona?

_ Sim Maria, é fácil somente vá escrevendo começando do dedo mínimo 6,7,8,9 e na mão direita faça a mesma coisa escreva no dedo mínimo 6 , no anelar 7no dedo medio 8 e no indicador 9.

Os dedos abaixados valem dez cada dedo, e os que ficarem levantados ficam um vezes o outro é fácil, A professora Ana já nos ensinou isto so esta recapitulando porque você é aluna nova.

Então fiquei curiosa, olhando a professora Ana mostrando no quadro, prestei mais atenção ainda quando ela veio ate minha carteira e pegou meus dedos e que estavam riscados por Clara pediu quanto era 7 x9, eu me esforcei para fazer a conta nos dedos abaixei dois dedos o mínimo e o anelar da mão esquerda e os quatro dedos da mão direita so restando o polegar e fui contando 20+ 40=60, olhei que tinham ficado tres dedos na mãos esquerda e somente um na direita , pensei 3x1=3, nossa quase dei um pulo de alegria quando respondi 7x9=63.

A professora Ana me pediu:-E 6x8 quando é que fica?

Abaixei o dedo mínimo que representa o 6 da mão esquerda e os tres dedos da mão direita e somei 10+30= 40 , os que estão levantados: 4 dedos da mão esquerda vezes dois da mão direita, 4x2=8, quarenta mais 8 = 48, nossa aprendi!vou fazer 8X 8 agora, abaixo tres dedos da mão esquerda e tres da mão direita 30+30=60 sobraram dois dedos levantados de cada mão que ficam assim 2x2=4, então 8x8= 60+4=64

E me entusiasmei tanto tanto que comecei a escrever a tabuada do 6 do 7 do 8 e do 9,

6x6=36

6x7=42, abaixo o dedo mínimo da mão esquerda e o dedo mínimo da mão direita e e dedo anelar somo 10+20=30 os dedos que estão levantados ficam vezes então 4vezes 3=12 , somo 30 +12=42.

Então a professora Ana nos deu tarefa para casa, e eu e Clara pegamos o caderno e fomos estudar Matemática em minha casa, minha mãe ficou surpresa quando comecei a falar a tabuada do 6 do 7 do 8 e do 9 para ela, eu estava tão feliz e disse para minha mãe:_ Sabe mãe, Matemática é uma matéria muito gostosa e a professora Ana é uma professora maravilhosa, eu gosto muito dela mãe!

E minha mãe me deu um abraço forte e me olhou com carinho nos olhos e não me disse nem uma palavra nos ficamos no quarto brincando, mas quando olhei minha mãe para ver onde ela estava me surpreendi vendo que estava fazendo a tabuada nos dedos.

escrevendo para meu grande amor
Enviado por escrevendo para meu grande amor em 18/11/2009
Código do texto: T1929654
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.