A difícil arte de viver

Hoje li um texto de um jovem do recanto, sobre o seu primeiro emprego(jeancarlo).

Fiquei impressionada com as situações difíceis que ele teve de enfrentar...

Quando se fala em dificuldades no 1º emprego, imagina-se, erroneamente, que o difícil seja apenas, enfrentar a acirrada concorrência e conseguir uma brecha para ser aceito por algum empregador.

Nessa narrativa pude sentir quantas nuances há, envolvendo essa situação nova, na vida de um adolescente.

A mais conflituosa, pelo que pude perceber, é a de ser aceito pelos colegas veteranos - que se comprazem a "zoar" do trabalhador iniciante. Este, pela nova situação, já se sente inseguro - motivo pelo qual serve de chacota aos demais.

Lembro que a situação de um calouro em universidade também é semelhante a essa - apenas com o atenuante que - sendo um grupo grande que sofre as humilhações, e sendo uma situação já esperada, ela se torna mais digerível... embora igualmente violenta.

Essa situação também é comum em algumas escolas que recebem novos alunos, os quais são cruelmente recepcionados...

Cabe aqui uma reflexão sobre essa "necessidade" que o ser "humano(???)" tem de, quando em grupo, através da humilhação ao semelhante, sentir-se engrandecido.

Será que nós também já agimos assim, em alguma situação???