Caminho das Rosas

Era uma vez, uma menina – pequenina – que caminhava sobre o tempo com uma rosa na mão. A sua direção ninguém o sabia, talvez apenas aquela singular rosa, a quem tanto venerava! O mundo em sua volta era imenso e para ela tudo em sí era tão pequeno... pois a maior razão de ser estava em suas pequenas mãos: uma rosa.

E assim ela ia, andando, venerando e cantando uma canção... até despertar a Lua, que não entendia o porque da rosa ser mais importante que a lua... Rosas, existiam tantas! E a lua era única!

- Cantas para mim menininha? – começou a Lua

- Não. Canto para minha rosa. – respondeu com inocência

- Sua rosa?! Pequena menina... nada deste mundo é de ninguém!

- Não ?... Então é por isso que a senhora é uma só? Porque não pode ser de mais ninguém, e se tivesse, teria que ser de todos? – indagou a pequenina. Ela olhou para aquela rosa, com a mesma inocência que suas palavras, e disse – Mass, então porque existem tantas? As rosas são tantas!

A lua não soube responder, e como responderia? A sua beleza era tão vasta, enquanto que nas rosas singulares...

- Esta rosa é minha porque eu a procurei, e descobri o segredo de sua beleza. Sabe dona lua, a alma das rosas é serem belas, e a minha beleza é possuir uma rosa...

Como se a Lua fosse apenas uma pedra distraída em seu caminho, ela continuou a cantar.

- Que canção é esta menininha? – perguntou a lua querendo dominar a dúvida dentro de sí

- Eu chamo de “Caminho das Flores”

- E porque não, “Caminho das Rosas”?

- Ora dona Lua! – exclamou a pequena como se aquela pergunta fosse tão vaga quanto o espaço em que a lua vivia – Porque esta rosa vale por todas as flores. Ela me basta...

A Lua sentiu-se tão pequena quanto a pequenina.

- Sabe senhorita Lua, o melhor caminho é o das flores, para todos aqueles que procuram o mais importante.

- E o que é mais importante? – Quis saber a lua por súbito interesse...

- Pra senhora eu não sei. Pra mim, é ser tão bonita quanto esta rosa.

- Você tem certeza que este é o melhor caminho?

- Se não for o melhor, é o mais bonito porque é o caminho onde a beleza se divide. Tenho a beleza dela e a que ela plantou aqui dentro do meu peito!

A Lua se sentiu menor ainda por não possuir uma rosa.

- O que eu faço para Ter uma rosa? – perguntou a lua em um tom quase impossível, pois no céu não havia vales de rosas.

- Eu lhe dou uma.

- Como poderia ser isto?

- Ah, não importa dona Lua... Sabia que toda rosa tem um segredo? E sabe por que? Porque toda verdadeira beleza oculta algo: um coração. E basta você vê-la dentro do seu coração, e então possuirá uma rosa.