Nanimbe Queria Paz

NANIMBE QUERIA PAZ !

QUANDO NASCEU

Nanimbe nasceu em Luanda, lugar de Muitas guerras e conflitos!

Quando pequeno chorava, porém sua Mãe não podia ouvir, o som da guerra era mais alto .

Não se sabe como, nem quem o ensinou !?

Mas Nanimbe aprendeu a chorar mais alto para que fosse ouvido .

Era assim desde cedo na vida de Nanimbe, sabia que ser forte, chorar pouco e passar por cima dos desafios.

ENTENDENDO O MUNDO

Nanimbe, como haveria de ser cresce um pouquinho, agora tem sete anos !

Vira um rapazinho bonito cumprido de olhos negros e brilhantes como um espelho dàgua .

Descobre que a guerra não é boa, se fosse não teria levado seu pai e nem seus tios,e não faria sua Mãe chorar e nem correr com ele e sua avô para se esconder em um buraco toda vez que ouve um estrondo.

BRINCADEIRA NO QUINTAL

No quintal, no fundo de sua casa Nanimbe brinca.

Como eu e você, como qualquer criança da idade dele, sonha, imagina, rí e chora

Com pés descalços na terra, seus brinquedos são, pau, pedra e resto de metal de guerra .

Sua mãe sempre o chama, mas ele quer ficar mais um pouco, a brincadeira e divertida.

AJUDANDO A MÃE

Sempre levanta muito cedo, lá onde mora tem muitas coisas a fazer

Pegar água no poço, dar comida pros os bichos, pegar lenha e cuidar da terra .

Sentia-se o homem da casa, sabia tudo e fazia com muito amor e capricho.

Nanimbe cuidava da terra sempre, mas chega o tempo de lançar uma nova semente; Semente de um fruto estranho que nasce em muitos lugares, mesmo nas terras secas ele nasce!

Fruto chamado Esperança, esperança que vem do aprendizado!

Nanimbe vai a Escola

Chega o grande dia, ansioso, mãos suadas e olhos arregalados, olha tudo num misto de medo, curiosidade, e sonhos !

Nanimbe era muito sonhador, pra ele pedra era carros, pau era homens, e buracos eram casas.

Agora a escola seria seu castelo encantado!

A escola que fica bem longe de casa, não tem cadeira e nem mesa, o caderno se chama chão de terra, e o lápis seus dedinhos!

Entre uma brincadeira e outra, todos sentados escrevem bem grande a letra do seu nome !

Na verdade brincam com as letras . Dona Zanira experiente que é gosta de ensinar!

Espremi o sumo do conhecimento, e alimenta crianças com sonhos . Sonhos de um amanhã melhor .

Em pouco tempo eles já aprenderam o nome de um monte de coisas, pessoas e animais.

Nanimbé e seus amigos cantam como quem repete uma poesia : GALINHA , CACHORRO E COTIA !

-E cadeira é animal, pergunta Dna. Zanira ?

-Nãoooooooo ! – Grita a classe .

Sorridente, todos se esquecem das lutas e perdas, o choro e a tristeza, dá lugar pro sorriso e a esperança !

SONHAR SEMPRE !

Na escola, em casa, onde estiver Nanimbe esta quase sempre calado com olhos brilhante e pensamentos longes...

Sonha muito, Sonha com a Paz do seu povo, Sonha com sua família unida e feliz, Sonha com mais igualdade entre todos, sonha com um amanhã bem melhor!

Pensa ele que se a Paz fosse um presente como outros, queria ganha-la de aniversario.

Num outro canto do Mundo uma Menina sonha em ganhar uma boneca, em outro canto, um sonha em ganhar um carrinho, num outro um cavalo, um sapato, uma bola ...

INTOLERÂNCIA

Certo dia Nanimbe ouve uma palavra diferente, e decide perguntar para professora

-Professora, o que quer dizer intolerância ?

-A professora reponde: Intolerância e algo muito ruim, é quando um homem se melhor que o outro,por não querer conviver com as diferenças da outra pessoa.

A intolerância, gera disputa, divisão, ódio, guerra e um monte de coisas ruins.

-Nanimbe responde, então e contra isso que devemos lutar !?

-É sim Nanimbe, é sim!

-Professora, e por isso e muitas vezes somos perseguidos ?

-É sim !

UM NOVO AMIGO

Nanimbe na volta pra casa, decide voltar pelo bairro central, onde tinha casas e famílias mais abastadas financeiramente.

No caminho ouvi um garotinho chamá-lo de dentro de um portão de grades

-Menino, pega a bola pra mim, não posso sair

- Nanimbe correndo pega a bola

- Qual seu nome diz ele, notando que o garoto era bem branquinho, parecia um interior de um cajá.

- Bahuk, diz o menino, e o seu !?

- Nanimbe, Indignado ele diz, você não foi para escola ?

- Vou sim, mas é aqui no centro, meus pais me levam

- Mas lá tem cadeira e mesa !?

- Tem sim !

- Então deve ser chato, né !?

- Não, e ótima !

- Que legal retruca ele !

Quando de repente a Mãe do menino o pede pra entrar num ímpeto de desconfiança!

- Tchau !

- Tchau !

Chegando a sua casa corre para contar pra Mãe, mulher sofrida, recebe com receio e medo de magoarem seu filho.

Mas Nanimbe vê a preocupação e logo mostra sua força !

- Não se preocupe Mamãe, Toda diferença, só existe na cabeça das pessoas, mas um dia isso vai mudar!

Sua Mãe apenas sorri !

UM OUTRO BOCADO DE TEMPO

Como tudo na vida, o tempo passa também para nosso garoto, Nanimbe cresce e com ele os sonhos se fortalecem, ele quer um futuro melhor para sua cidade, para seu povo e sua família.

Nanimbe entende que isso só seria possível através do conhecimento e a busca pelo aprendizado, com isso nosso garoto vira um curioso compulsivo, lê tudo pela frente, estuda porque quer entrar em uma boa universidade, seria o único da sua família e do seu bairro, talvez até de sua cidade.

Mas sabia que isso não seria fácil para alguém com tantas dificuldades financeiras como as dele. Por isso precisaria ser o melhor para conseguir uma bolsa de estudos em outro pais.

Com esforço e dedicação, oito horas de estudo nas madrugadas, dormia bem pouco, trabalhava durante o dia e voltava correndo para os livros , mas conseguiu !

Foi aceito em uma grande universidade num pais visinho ao seu... Lá Nanimbe, dará mais um passo para realização dos seus sonhos !

PASSARINHO FORA DO NINHO

Com aperto no coração, voz preza na garganta, apreensão, sonhos, medo e saudade antecipada, tudo num misto de realização e o que ocupa a mente e o coração de nosso amigo, sente vontade de chorar e rir ao ver o ônibus que ele irá viajar. Sua mãe sabe que o melhor mas não quer largar do abraço apertado ...

Depois de choros e despedidas segue Nanimbe, vê sua Mãe e sua Vô cada vez menor na menor entre a poeira e a distância.

Na bagagem quase vazia a não ser por um par de sapatos surrados, duas calças e três camisas, alguns livros e um punhado de Sonhos segue nosso herói .

Não sabe ele, mas será um grande homem, Ainda maior do que já é, fará grandes coisas e ajudara a muitos, Mas isso... isso e uma outra Historia ...

SRAMOS
Enviado por SRAMOS em 19/03/2013
Código do texto: T4196906
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.