Comunidades Horizotais 3.0 - parte 3 (Ao por do sol)

Ao por do sol

-Fiquei quase uma hora esperando naquela lan house nova. Toda bacana e um tempão sem recurso nenhum! Acabei voltando pra casa no escuro, sem terminar o jogo.

-Sério, mano? Eu acabei nem saindo. Também, não ia rolar descer doze andares de escada no escuro.

-Acho que nem ia adiantar ir pra lugar nenhum quando eu fui passando tava tudo fechando e sem luz. Mas eu acabei subindo sete andares. Meus pais queriam me matar, não conseguia ligar nem nada. Não é minha culpa se o telefone não funciona.

-Muito louco isso! Parece que foi na cidade toda e por varias horas.

-Não foi só aqui, não. Tenho família no interior e lá também caiu a força.

-Putz, mano, eu tenho que ir, to atrasadão. Depois a gente se fala.

-Beleza. –Ele ta sempre atrasado e eu tenho um longo dia a frente.

-Falou!

Agora que estou lembrando que já faz um tempo que não tenho visto muitas noticias dos radicais sustentáveis ou algo desse tipo. Era até divertido antes, mas as pessoas falavam demais no assunto. Até mais do que o que estão falando dessa queda bizarra de energia.

Pior é que parece que o meu celular esta quebrado, desde o dia do apagão ha quase uma semana ele esta estranho. Não consigo ligar para ninguém, nem mandar mensagem de texto. Só da para ver que já esta quase na hora da aula.

-Pablo!- Nossa, que susto! Eu odeio quando as pessoas chegam por trás. –Calma, meu. Você pode me emprestar seu celular? O meu não com serviço disponível.

-Emprestar eu posso. Mas o meu também ta sem serviço, é como se estivesse no modo avião.

-Eu chequei o meu pensando que tivesse colocado por engano. Mas sabe o que é doido? Sua operadora é diferente da minha. Será que tem alguma coisa diferente aqui na região do colégio, que eles estão bloqueando?

-Sei lá cara. –É bem pouco provável que esse seja o motivo. –Mas na minha casa também não tava pegando.

-Pode crer, na minha também não. Vou ver se consigo com outra pessoa.

Eu diria boa sorte, mas já estou começando a achar que o problema não é do meu aparelho, nem do serviço que ele tem. Nessa altura eu já não estou nem um por cento no clima de assistir mais uma aula, pode ser uma boa chance para passar no clube antes que o sol se ponha.

Parece que esta mais fácil de atravessar a rua, mas em geral elas estão movimentadas e barulhentas como sempre. Só que ao mesmo tempo parece que tem algo diferente de algum jeito que eu não sei definir. Talvez seja um pouco de efeito deste calor fora de época. Pelo menos cheguei no clube e esta parecendo vazio por aqui.

-Oi mocinho, a entrada não esta liberada hoje.

-Como assim a entrada não esta liberada? Eu sou sócio. – Que porcaria é essa agora? Sempre pode entrar.

-Não vamos abrir hoje menino. O sistema não esta funcionando.

-E o que eu tenho a ver com o sistema? Anota meu nome.

-Não posso liberar a entrada, é catraca eletrônica. Os sistemas de pagamento ali dentro, as passagens para as quadras, ta tudo travado, mocinho. O Jerônimo! Cadê o cartaz que eu solicitei hoje de manha? Todo mundo vem aqui pedindo as mesmas informações e a internet caiu também. Você ouviu, nê mocinho? Desculpa o incoveniente.

Espera um instante! Ela acabou de me dizer que como sócio com a mensalidade em dia, eu não podia entrar no clube porque o sistema eletrônico de todo o local não esta funcionando? Acho que meus pais não vão gostar muito de saber disso. Mas não faz diferença, porque eles vão gostar ainda menos de saber que eu matei aula.

Vou pegar um sorvete no shopping porque este sol esta me derrubando e ai chego em casa no horário normal, sem conflitos. Talvez amanha já de para ir ao clube, o que seria muito bom em dia sem aula. Eu já estou completamente suado, tomara que eu não encontre ninguém porque devo estar até com cheiro azedo, talvez eu até compre um desodorante se sobrar troco.

Esse shopping esta bem mais vazio do que costuma ser. De sexta feira depois do meio dia geralmente é bem movimentado. Tem até mesa vazia, mas eu prefiro comer andando.

-Boa tarde, hoje não estamos passando cartão, só compras em dinheiro.

-Tranquilo. Eu quero um gellatto de limão médio sem cobertura.

O sorvete esta bom, mas eu já estou começando a me sentir em um filme de ficção cientifica. Será que estou com febre? Melhor eu voltar logo para o prédio e ficar em casa o resto dessa tarde.

Aparentemente com febre eu não estou, mas algum sistema esta ficando muito doente. As coisas não estão mais funcionando do jeito como sempre funcionavam e a verdade é que eu não estou acostumado com nenhum outro jeito. Meus pais estão na sala faz horas, discutindo os problemas para abastecer o carro e usar os cartões de credito e a TV esta exibindo reportagens e mais reportagens sobre os problemas nos bancos. Alguns canais não pegam desde anteontem. Ao que parece as contas, poupanças, aplicações e o que quer que seja estão parados há alguns dias.

-Fala pivete! – meu irmão acha que sabe muito sobre o mundo só porque é dois anos mais velho do que eu. O que significa que ele é maior de idade e eu não, por enquanto.

-Não enche, ta sem o que fazer? Vai dormir, dar uma volta...

-Minha TV ta estranha, então resolvi assistir aqui, você nem ta vendo nada de útil mesmo...

-Mas é o meu quarto!

-Deixa de ser chato. Vou achar alguma coisa legal.– O folgado já esta tentando pegar o controle.

-Você acha que ta fazendo o que, espertão?

-Relaxa maninho, eu posso mudar direto na TV.

-Boa sorte! Acho que não te explicaram como a TV a cabo funciona.

-Então parece que os bancos estão declarando...

Acho que eu não vou saber tão cedo como essa frase termina. O barulho foi tanto que eu quase senti tampar meus ouvidos, mas estou ok.

-O que foi isso? – Brincadeira que você é tudo isso de imbecil!

-Você mexendo onde não deve na minha TV, bundão!

-Nossa, garanto que não fui eu, não encostei em nada de fio. Mas posso tentar ligar de novo. Se eu não levar um choque...

Lá vai o babaca mexer atrás do aparelho, mas não acontece nada, nem uma luzinha. Tudo desligado, a TV e a caixa da TV a cabo. Deve ter quebrado, não acredito!

-Não mudou nada? Não sei qual é o problema então, acho que sua TV pifou.

-Não, você quebrou ela imbecil!

-Alguém desconectou alguma coisa do telefone! – Minha mãe esta neste instante gritando da sala. Só sei que eu nem encostei no telefone hoje.

-Ta louco, essa casa ta toda ferrada!

Agora que ele saiu do quarto, nem TV eu posso assistir. Que raio esta acontecendo que esta tudo desconectando? Desde a queda de energia há algumas semanas atrás, esta tudo funcionando de uma maneira estranha, aos poucos vamos perdendo a possibilidade de assistir TV, de entrar no clube, ficamos sem serviço de telefone, sem game. O que eu tenho para fazer no meu tempo livre agora?

Pior que agora já esta escuro e a iluminação também não esta funcionando. O primeiro pensamento seria sair. Mas acho que não é nem necessário perguntar sobre o funcionamento do elevador e já da para ver da janela que esta sem força no resto da rua, alguns vizinhos até berram como se fosse dia de jogo, só que não estão comemorando.

Aqui em casa temos lanternas sempre a mão, além do abajur da sala com bateria, então não estamos exatamente no escuro.

-Como fazemos para saber o que esta acontecendo? – A pergunta simplesmente saiu e fez com que todos interrompessem o que estavam fazendo.

Ocupados ou não ninguém respondeu. Meu pai até abriu a boca como se fosse dizer alguma coisa, mas não chegou a falar nenhuma palavra. Já se passou uma hora e eu estou me sentindo ilhado, sem telefone, sem TV, sem internet. Não tem como saber o porque, ou por quanto tempo.

-A geladeira! – Minha mãe praticamente gritou e já saiu correndo na direção da cozinha. Curioso ninguém ter pensado nisso até agora.–Ninguém vem me ajudar?

Como se alguém pudesse ajudar? Só se existisse alguma bateria ou pilha que pudesse substituir a entrada da tomada para a geladeira. Talvez algumas coisas estragassem se ficassem sem energia por mais tempo do que da outra vez. Eu só consigo pensar no sorvete.

Estou só olhando eles removerem algumas coisas, não sei o que isso resolve. Agora que lembrei que nem o fogão nem o microondas funcionam assim. A verdade é que aqui ninguém entende nada de alternativas de energia, então não temos como ajudar, podemos só fingir que estamos fazendo alguma coisa e esperar que tudo se resolva. Acho que ainda tenho bateria no meu mp4, pelo menos posso ouvir musica.

-Uma puta situação acontecendo e eu nem posso twittar! – Aposto que tem gente que tentou fazer isso. Aposto que ainda tem gente procurando por noticias que não podem ser dadas.

sonhadora insone
Enviado por sonhadora insone em 14/06/2013
Código do texto: T4340625
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.