Amargura

Na cozinha daquela grande casa trabalhavam três mulheres. Cora, uma mulher muito gorda, já de idade com uma gargalhada exagerada e muito franca. Beatriz uma morena sedutora, das ancas largas e seios fartos, odiava trabalhar ali, extremamente preguiçosa fazia tudo reclamando sem parar. Por fim lá também trabalhava Mariazinha uma adolescente magra, muita branquinha de cabelos cor de mel e extremamente tímida.

Cora trabalhava lá já fazia tempos e era como se fosse da família. Entrava e saia da casa quando queria. Era querida por todos e até a viam como uma grande conselheira.

O carinho que sentiam por Cora irritava muito Beatriz. Ambiciosa demais ela queria era subir da vida se casando com um marido rico. Por isso sonhava em ter a intimidade com os patrões que Cora tinha. Mas eles a vinham como uma mulher vulgar. A tratavam muito bem, mas não tinham o carinho pela cozinheira mais velha.

Beatriz então amargava uma inveja. Quando Mariazinha veio trabalhar com ela, Beatriz logo a envenenou contra Cora. A menina então passou a ter medo da cozinheira. Mas com o tempo viu que era ela enérgica mas um doce de pessoa.

O tempo passava e cada vez mais ficavam amigas. Beatriz não gostando daquilo aproveitou a timidez e a submissão de Mariazinha e começou a mandar nela. Quando Cora não estava por perto, Mariazinha fazia seu serviço e o de Beatriz. Sem coragem de contar nada pra ninguém e sob os olhares ameaçadores da morena, Mariazinha continuava a trabalhar para as duas.

Um dia Cora a pegou de surpresa fazendo o serviço de Beatriz. A velha cozinheira então apertou a menina até que ela confessasse o que estava acontecendo. Em meio a lágrimas Mariazinha acabou confessando tudo. Cora então lhe deu uma xícara de café.

- Tome isso Mariazinha.

A menina engoliu e fez careta. E Cora perguntou:

- Gostou?

- Não... É está muito amargo.

- Pois é criança, certas coisas só são amargas se a gente engole. Esse seu medo é amargo... Ou você se livra dele, ou continua engolindo.

Depois daquela conversa Mariazinha resolveu enfrentar Beatriz. Claro que a morena ainda fez um escândalo. Ameaçou a menina, até a empurrou. Mas por sorte Cora chegou e vendo a cena jogou o bule de café amargo.

Beatriz foi reclamar com os patrões mas acabou sendo despedida. Cora sorridente com isso ainda disse para Mariazinha:

- Agora você não engole mais amarguras menina.