A pequena pastora de Paul Peel   

Jovem é entendido como sendo forma imatura de um ser vivo, sendo o período antes da maturidade sexual. Para o ser humano esta designação refere ao período entre a infânia e a maturidade, podendo ser aplicada a ambos os sexos e podendo haver variações no período de idade que ocorre de acordo com a cultura. Nesta fase, grande parte do aprendizado ocorre fora das áreas protegidas do lar e da religião, a conversa torna-se parte importante do processo. (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.)
 

JOVEM É OUTRO PAPO...
 
                      Há poucos dias atrás precisei de um acompanhante para ir ao médico. Eu estou muito bem de saúde, ando com tranquilidade e segurança, mas como deveria receber uma anestesia local em uma clínica especializada em gastroenterologia, meu jovem filho,  acompanhou-me.

                Ao ficarmos aguardando, eis que entra uma senhora em uma cadeira de rodas, com a acompanhante a empurrando. Após os atendimentos iniciais elas ficaram aguardando ao meu lado até a hora de serem atendidas. Tomei conhecimento de que a senhorinha tinha 92 anos e a acompanhante era sua filha, a mãezinha dela havia caído pois, nas palavras da filha: "Ela voltou a ser criança"!

                   Elas foram atendidas com prioridade e eu tabulei uma conversa com meu menino:
                   _ Filho, você viu como aquela senhora está totalmente dependente dos cuidados de outra pessoa? - Ele só assentiu positivamente com a cabeça. 
                           _ Você deve procurar refletir que a vida passa tão rápido, que todos vamos morrer um dia; uns mais cedo, outros mais tarde, mas quero te pedir que se eu ou o seu pai chegarmos a ficar assim, que você ajude a sua irmã a cuidar de nós, está bém? - Novamente ele somente sacudiu a cabeça, e eu prossegui o diálogo, ou melhor, o monólogo.
                           _ O meu pai e a minha mãe; teus avós, este ano completarão 70 anos, se Deus quiser, e ambos já precisaram passar por cirurgias, em que precisaram ficar com acompanhantes em hospitais, mas nós somos cinco irmãs, além das duas cunhadas que ajudam como se filhas fossem! - Resolvi perguntar - Filho por que você está com esse ar visivelmente irritado?
                       _ Ah! Mãe a senhora fica ai falando de doença, de velhice, deixe essa conversa pra outra hora jovem é outro papo!
 
                              Nem preciso detalhar aqui a minha irritação e nem o bom ralho que ele levou tanto pela sua impaciência, quanto pela gíria empregada. Ele só tem 14 aninhos, mas, já se acha "um papo cabeça"! Dentre outras lhe perguntei: _ Afinal que papos são esses? - Ora vejam se pode!    

                                               Madalena de Jesus

                       



 

 
Maria Madalena de Jesus Gomes
Enviado por Maria Madalena de Jesus Gomes em 20/05/2014
Código do texto: T4813386
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.