Quanto à formação da “cara” brasileira a partir de 1500, é fácil concluir que os índios e negros jamais conheceram a amizade dos brancos.
 
Os negros comeram o pão que o capeta amassou durante a escravidão e seguem ainda provando o covarde preconceito.
Na novela Babilônia o beijo gay gerou forte polêmica, mas esqueceram que o personagem Cristóvão durou apenas um capítulo.
O autor não perdeu tempo, bolou um jeito de afastar o único negro (não sei se tem outros negros na novela) da trama.
 
Antes dos negros, excluídos tanto no mundo fictício como na realidade, é importante recordar que os índios, os donos das terras brasileiras, não souberam conter o cruel extermínio após o descobrimento.
A chibata, o facão e as balas furiosas sempre maltrataram os índios.
 
Após a enorme dizimação, fazendo uma média com a Funai, os brancos resolveram poupar meia dúzia de tribos e tirar fotos sorrindo ao lado dos sobreviventes.
 
* A vida oferece, porém, lições mágicas que suscitam aplausos.
 
Um dia, alguém, sedento por ver o esporte brasileiro crescendo, decidiu procurar índios os quais possuem o sangue talentoso dos bons atletas.
 
Descobriram, então, o jovem Lagoara.
Ele hoje compõe a seleção de tiro com arco e almeja se tornar o primeiro índio a pisar num palco olímpico.
 
Os atletas civilizados não conseguem avançar, falta disciplina. Eles são preguiçosos, treinam pouquíssimas horas, adotam uma dieta gordurosa, assistem todas as novelas e amam trocar fotos no Facebook.
O valente Lagoara (que não é o índio da foto) nunca aceita uma folga, adora legumes, prefere os hábitos saudáveis. Ele dorme cedo, gosta de acordar com as galinhas, jamais experimentou um churrasquinho, não vê televisão e nada sabe sobre as bobagens virtuais.
 
* Para o simpático guerreiro tentar conquistar medalhas em 2016, ele precisa garantir sua vaga nos torneios seletivos que virão.
Se os brancos não o queimarem vivo, ele imagina chegar lá.
 
Emociona a possibilidade de ver Lagoara trazendo o precioso ouro.
 
Por que não acreditar?
Queremos demais que o querido índio convença e vença.
 
Um abraço!
 
**
Hoje ofereço dois textos.
Acima você conferiu o tupi.
Agora clique e leia o guarani. Obrigado!

http://www.recantodasletras.com.br/humor/5188207
Ilmar
Enviado por Ilmar em 30/03/2015
Reeditado em 30/03/2015
Código do texto: T5188214
Classificação de conteúdo: seguro